Notícias

Aldeia indígena de Itanhaém recebe testes rápidos para detectar coronavírus

13/07/2020
Aldeia indígena de Itanhaém recebe testes rápidos para detectar coronavírus | Jornal da Orla

Mais de 100 testes rápidos para detectar coronavírus (Sars-CoV-2) foram ofertados aos povos indígenas que habitam a aldeia Rio Branco Yakã xîi porã, de etnia Guarani-Mbya. Os exames têm como objetivo evitar surtos nas tribos e identificar casos suspeitos e confirmados da doença para que a comunidade seja orientada corretamente.

 

A ação humanitária contou com a presença da secretária Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo, Célia Parnes, e do secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Dr. Paulo Dimas de Bellis Mascaretti. Os testes rápidos disponibilizados na aldeia foram fornecidos pelo Instituto Butantan, e a coleta dos exames realizados por técnicos de enfermagem e laboratório, que integram a equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) do Savoy.

 

Dois indígenas testaram positivo para o novo coronavírus e foram submetidos imediatamente ao exame PCR, que consiste na pesquisa direta do vírus das mucosas das narinas e orofaringe com cotonetes. As amostras foram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz, e os resultados ficarão disponíveis no sistema da USF, que entrará em contato com os participantes para informar o resultado e orientar como proceder.

 

Enquanto aguardam o resultado do PCR (exame que tem mais de 95% de assertividade e efetivamente confirma o diagnóstico da covid-19), os indígenas foram orientados pelos profissionais da saúde a manter isolamento dos demais na aldeia, e, também, serão monitorados diariamente pela equipe de referência.