Esportes

Nova Escola de Surfe de Praia Grande atenderá centenas de alunos

27/07/2020
Nova Escola de Surfe de Praia Grande atenderá centenas de alunos | Jornal da Orla

A orla de Praia Grande está mais colorida. Pranchas de surfe, corais e até uma tartaruga passam a fazer parte da paisagem. Tudo isso porque a Prefeitura inaugurou a nova e moderna Escola de Surfe, localizada no Bairro Canto do Forte. Além de uma maior estrutura para abrigar as atividades de centenas de alunos do Programa SuperEscola, outro destaque fica por conta da fachada da unidade, com temática praiana.

 

A Nova Escola de Surfe recebeu o nome de Alex ‘Orelhinha’, em homenagem ao surfista praia-grandense Alex Ribeiro Nascimento, que tem 30 anos e sempre morou na Cidade. Atualmente, é um dos principais nomes da modalidade no País. O atleta iniciou aos 11 anos de idade sua trajetória vitoriosa no esporte na primeira fase da escolinha do Município.

 

“Estou muito feliz e orgulhoso com a homenagem. Minha história no surfe começou na escola da modalidade aqui em Praia Grande. Poder regressar aqui e ver essa evolução da estrutura esportiva da Cidade voltada para os jovens é incrível. Que as crianças possam aproveitar ao máximo este espaço. Que elas se divirtam. Quem sabe novas revelações do surfe mundial saiam daqui”, disse o surfista praia-grandense, segurando com orgulho uma réplica da placa de inauguração do espaço.

 

A nova unidade tem aproximadamente 99,20 m², com 6,20m por 16m de área construída. A moderna escola foi instalada na área rebaixada do calçadão, no nível da faixa de areia, por isso, as rampas já existentes foram reformadas e readequadas seguindo padrões internacionais de acessibilidade.

 

Dentro do equipamento foram construídas áreas administrativas, armários, banheiros e vestiários (femininos e masculinos) adaptados, com chuveiros e sanitários acessíveis. Outra área implantada é a específica para guardar adequadamente as pranchas utilizadas nas aulas.

 

O lado externo do local foi cercado por painéis artísticos de 4,20 metros de altura, com temática praiana, que reproduzem em alto relevo coloridos cenários relativos ao oceano. E o entorno, entre a construção e os painéis, conta com piso emborrachado, que absorve melhor impacto e calor.

 

Aulas – Início das atividades ainda não está previsto. A abertura das aulas depende dos desdobramentos do combate a pandemia da covid-19, que limita o desenvolvimento de algumas atividades reforçando o distanciamento social evitando assim um maior número de casos da doença.

 

SuperEscola – O programa atende gratuitamente alunos, de 7 a 17 anos, de escolas públicas e particulares, objetivando a inclusão social por meio do esporte e cultura, no contraturno escolar. São oferecidas atividades em polos sediados em diversas regiões da Cidade.