Meio Ambiente

Tartarugas tratadas no Aquário de Santos são devolvidas ao mar

29/07/2020
Tartarugas tratadas no Aquário de Santos são devolvidas ao mar | Jornal da Orla

Duas tartarugas-verdes, uma jovem e outra adulta, foram devolvidas ao habitat natural, o mar, na terça-feira (28), após dois anos de tratamento no Aquário Municipal de Santos. Os animais foram vítimas de colisão com uma embarcação e foram encaminhados ao parque, onde receberam cuidados veterinários para cicatrização das feridas e monitoramento da saúde.

 

Esta foi a primeira soltura realizada pela Secretaria de Meio Ambiente neste ano. Da espécie Chelonia mydas, os dois animais pesam cerca de sete e 20 quilos, com carapaça medindo entre 40 e 50 centímetros.

 

A soltura aconteceu no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, a uma distância de cerca de 40 quilômetros da costa de Santos. O local é o primeiro parque marinho dentre as Unidades de Conservação do Estado de São Paulo e tem como objetivo assegurar a proteção integral dos ecossistemas marinhos.

 

“Na soltura, os animais são anilhados pelo projeto Tamar. Trata-se de uma identificação com numeração padronizada, para que possamos fazer o monitoramento desse animal, saber o seu histórico e se já passou por tratamento”, explicou o coordenador do Aquário durante a ação, o biólogo Alex Ribeiro, que estava junto com a equipe do parque, formada por veterinário, auxiliar de veterinária e estagiário de biologia. 

 

Para o secretário de Meio Ambiente, Márcio Gonçalves Paulo, “esse é um trabalho de enorme importância, que muitos dos que visitam o Aquário, por vezes, não têm acesso. É um esforço coletivo, que envolve diversos profissionais que se dedicam de corpo e alma em prol da recuperação desses animais”, afirmou.

 

Atualmente, o Aquário tem 17 animais da espécie em tratamento. A maioria é resgatada após ingestão de lixo descartado irregularmente no mar e após acidentes com embarcações.

 

Pesca proibida é flagrada durante soltura
Quatro pessoas foram autuadas e multadas em R$ 8 mil por realizarem pesca proibida na Área de Proteção Ambiental (APA) Marinha Litoral Centro, setor Itaguaçu, que fica no entorno do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos. A área é considerada de exclusão para qualquer tipo de pesca, conforme legislação ambiental.

 

Mais de 15 quilos de peixes, a maioria cioba e vermelho, e petrechos de pesca como vara, linha, isca, entre outros, foram apreendidos. O pescado foi doado a uma entidade que atende idosos, localizada em Guarujá.

 

O flagrante ocorreu durante a soltura das tartarugas, quando técnicos da Semam e do Parque Estadual Marinho, a bordo de barco da Fundação Florestal, avistaram uma embarcação de pequeno porte com quatro pescadores. Na abordagem, eles foram orientados e encaminhados à Polícia Ambiental do Guarujá, onde foram multados em R$ 2 mil cada e depois liberados. Eles terão prazo para apresentar recurso e responderão em liberdade pela infração.