Notícias

Santos continua vacinação contra a gripe

29/07/2020
Santos continua vacinação contra a gripe | Jornal da Orla

Santos continuará a vacinar a população contra a gripe até o fim das doses da campanha nacional de vacinação, encerrada na última sexta-feira (24). O Município possui cerca de 90 mil em estoque, disponíveis para qualquer interessado em 30 policlínicas da Cidade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

 

As crianças entre 6 meses e 5 anos de idade continuam como alvo prioritário: a campanha tem a meta de imunizar 90% deste público, mas balanço final indica que 88,5% foram vacinadas, restando pelo menos 332 para atingir o mínimo preconizado pelo Ministério da Saúde.

 

Durante os quatro meses da campanha, 273.826 pessoas foram vacinadas em Santos e foi atingida a meta de cobertura dos demais públicos-alvo prioritários: profissionais da área da saúde (95,9%), gestantes (95,7%), puérperas (98,5%), pessoas entre 55 e 59 anos (116,5%) e pessoas com mais de 60 anos (97,4%).

 

"Embora a campanha tenha terminado e os nossos dados tenham sido finalizados perante o Ministério da Saúde, continuamos a fazer um apelo para que levem as crianças para vacinar contra a gripe. Importante ainda salientar que as policlínicas estão com os estoques de vacina normalizados e que podem aproveitar a oportunidade para atualizar a carteirinha se outras vacinas estiverem em atraso. Percebemos uma ânsia pela vacina que protege do novo coronavírus, ao mesmo tempo que existe um descuido em relação às outras doenças em circulação e que podemos prevenir com vacina oferecida gratuitamente na rede pública de saúde", afirma Ana Paula Valeiras, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde.

 

Para as crianças de 6 meses a 2 anos de idade que tomam a vacina contra a gripe pela primeira vez, a dose é oferecida de forma fracionada em duas oportunidades, sendo a aplicação da segunda dose realizada 30 dias após a primeira. A Secretaria de Saúde faz a reserva das doses para as crianças que necessitam da segunda aplicação.