Rádio Jornal da Orla/Digital Jazz

Ouça agora

Cultura/Roteiro Cultural | 31/07/2020

Mulheres da Baixada Santista realizam festival de artes on line

Foto: Divulgação

2° Festival ELA acontece nos dias 7, 8 e 9 de agosto.

Mulheres artistas independentes e autônomas da Baixada Santista realizam nos dias 7, 8 e 9 de agosto, o 2° Festival ELA, um movimento que celebra a arte e a cultura produzida por mulheres. Serão três dias de programação gratuita e 100% on line transmitida ao vivo no canal do Festival ELA no Youtube. A realização do evento só será possível graças a uma campanha de financiamento coletivo.


O Movimento ELA – Empoderamento, Liberdade e Arte, existe há mais de dois anos e nasceu da ânsia coletiva por espaço e voz. Desde então foram realizadas diversas ações de fomento ao protagonismo feminino, festas de ocupação de espaço público, rodas de conversa, oficinas e festivais.


Ano passado, o festival teve sua 1ª edição com mais de 35 artistas de regiões e nichos diferentes se apresentando em três dias de festival e trocando conhecimento, aprendendo, ensinando e se fortalecendo.


“Esse ano estávamos programando um festival ainda maior e que contemplaria muito mais mulheres e suas pluralidades. Mas veio uma pandemia que encheu de incertezas nossas vidas, inverteu nossas prioridades congelou as emendas parlamentares e tem nos mostrado a cada dia que (sobre)viver é mais leve de forma coletiva”, afirma a DJ Nanne Bonny, idealizadora e produtora do festival.


Com o isolamento social, o Festival ELA será o porta-voz para 54 mulheres mostrarem sua arte e ocuparem espaços importantes. A maioria das artistas vem de regiões periféricas da Baixada Santista, em especial da Zona Noroeste, em Santos, da área continental de São Vicente e de Vicente de Carvalho.


Programação
A programação contará com mostra de cinema, teatro, música, dança, roda de conversa e cursos de capacitação. Todas as artistas e organizadoras são mulheres.


A programação completa com o dia e horário de cada atração está nas redes sociais oficiais do evento, Facebook e Instagram.


Leia também