Mundo Pet

Como escolher comedouros e bebedouros para o seu pet?

08/08/2020
Como escolher comedouros e bebedouros para o seu pet? | Jornal da Orla

Quem está pensando em adotar um pet (ou já tem um), muitas vezes, tem dúvidas sobre quais tipos de potes escolher para as refeições e para a água. Existem diversos modelos de comedouros e bebedouros nas petshops, dos mais variados materiais, estilos e preços. Por este motivo, ficar indeciso na hora de comprar é normal. 

Além disso, seu pet pode desenvolver alergias, dependendo dos potinhos que você optar. Por isso, é bom ficar ligado! Criamos um guia sobre os tipos mais comuns para lhe ajudar nesta tarefa. Confira:

 

Inox

Esta é uma excelente opção, pois, além de ser a mais durável, é fácil de ser higienizada (basta água, detergente neutro e esponja macia). Por não ser material poroso, o inox não permite que bactérias fiquem alojadas nas laterais, ajudando a evitar problemas de pele em seu pet ou ainda que ele seja contaminado. Outra vantagem: a água permanece fresca por mais tempo.

 

Vidro

Assim como as de aço inox, as vasilhas de vidro estão entre as mais higiênicas. Para os bichinhos que comem alimentação natural (comida), os potes de vidro são também indicados, pois podem ir ao micro-ondas. Os tutores devem apenas investir em um tapetinho de borracha ou suporte que possa ir embaixo do comedouro no momento em que o pet estiver usando para evitar que se quebre durante o uso. Os potes de vidro são bons para os gatos.

 

Cerâmica

Principal material indicado pelos veterinários, a cerâmica é ideal para cães e gatos adultos (deixe os potinhos de cerâmica longe de filhotes e os pets que adoram morder ou brincar com o comedouro!). Prefira as lisas ou que possuam desenho ou pintura na parte de fora do pote, pois algumas tintas ou vernizes podem conter chumbo e causar intoxicação em seu bichinho. A cerâmica também mantém a água fresquinha, tornando-se um bom investimento.

 

Plástico

Os comedouros e bebedouros de plásticos são, à primeira vista, os mais atraentes, por serem mais baratos e terem diversas cores e formatos. Mas estão longe de serem as melhores opções. O plástico tem a característica de se “dissolver” na presença de água e outros resíduos, o que resulta em uma possível ingestão de petroquímicos. A limpeza também é uma desvantagem. Quando aquecido no micro-ondas ou lavado com água fervente, o plástico libera BPA – composto orgânico prejudicial à saúde. Há fabricantes que se preocupam com isso e produzem potes livres de BPA. Normalmente, está indicado no rótulo ou embalagem. Além disso, é um material mais suscetível a bactérias e micro-organismos – o que favorece o aparecimento de dermatites e acne tanto em cães como em gatos.

 

Altura e profundidade dos potes

O ideal é que tanto o comedouro quando o bebedouro estejam longe do chão, em altura compatível com a do animal. Mais altos, os potes permitem que ele se alimente em uma posição mais confortável, evitando dores na coluna e pescoço. Nas petshops há opções com suportes em que é possível regular a altura, conforme o crescimento do pet. 

É importante também estar atento à profundidade das vasilhas. Para raças que têm focinhos achatados, como bulldog, pequinês, shitzu, lhasa Apso e pug, aposte em produtos mais rasos, que facilitam o acesso ao conteúdo.