Notícias

Pesquisadores desenvolvem teste para novo coronavírus com resultado imediato

08/08/2020
Pesquisadores desenvolvem teste para novo coronavírus com resultado imediato | Jornal da Orla

Pesquisadores de quatro instituições, sob a liderança do Instituto Senai, desenvolveram um teste molecular rápido para diagnóstico da covid-19, cuja produção em série deverá ser iniciada até o final deste ano pela empresa parceira do projeto, a Scienco Biotecnologia, de Santa Catarina. 

O chefe da pesquisa Antonio Fidalgo destacou que o ineditismo da descoberta está no fato que ela poderá ser aplicada para qualquer outra doença viral, com pequenas modificações. 

“Conseguimos desenhar uma molécula que fosse capaz de reconhecer o vírus. No momento em que esse reconhecimento acontece, a gente verifica um sinal fluorescente. Ele se torna rápido porque isso é imediato”.
No momento em que o pesquisador pega uma amostra que contém o vírus e coloca na solução criada, a supressão da fluorescência é imediata. “Ele se transforma em um teste molecular semelhante à metodologia padrão ouro de hoje PCR, só que com resultado praticamente imediato”, salientou Fidalgo. A presença do vírus pode ser detectada nas hastes de coletas das secreções da garganta e do nariz, chamadas Swabs. As hastes são armazenadas em tubos coletores com reagentes, que mudam de cor ou têm alterada sua natureza fluorescente no caso de o vírus ser detectado.

Embora acredita que a nova fórmula não vai substituir a testagem padrão ouro PCR, porque existe um protocolo de confirmação do resultado, Fidalgo avaliou que a estratégia molecular vai ser mais confiável do que os testes rápidos que estão disponíveis atualmente, com a vantagem de ser mais ágil e baratear a testagem. O objetivo do trabalho foi desenvolver estratégias para combate à covid-19 e aumentar a capacidade de testagem da população.

O novo teste passará ainda por alguns ajustes finais nos próximos dois ou três meses, para que a Science Biotecnologia possa pensar como vai fazer a produção e a distribuição. A expectativa é que o teste imediato esteja disponível para o mundo até dezembro.