Clara Monforte

O Dia dos Pais é um presente para eles ou para os filhos?

08/08/2020
O Dia dos Pais é um presente para eles ou para os filhos? | Jornal da Orla

O Dia dos Pais é um presente para eles ou para os filhos que vêm neles os seus ídolos, os seus porto-seguros ou seu maior amigo? Aquele que brinca, que repreende, que defende! Este ano é uma comemoração diferente, porque está mais constante a convivência entre eles…pais e filhos! Marcello Colombo Barboza, Luiz Artacho e Gabriel Baster contam como é essa experiência.

 

LUIZ ARTACHO com LEONARDO, PEDRO e JÚNIOR

Trata-se de um período novo, de grandes aprendizados, ensinamentos e desafios. Uma nova fase, uma nova experiência.

Conviver mais de perto com os filhos, neste momento de pandemia, fez ressurgir momentos de gratidão, de retrospectiva, de análise, de correção de erros, de valorização familiar, de aproveitamento de cada um destes momentos, que por diversos motivos deixamos de, diariamente, valorizar: a conversa, o olho no olho, a refeição, as brincadeiras, os jogos, a bola, o banho. Enfim, o dia a dia de uma família. Dos ensinamentos e experiências tiradas do isolamento, primeiramente não posso deixar de agradecer a Deus e a minha esposa Fernanda e, também, agradecer aos ensinamentos da pandemia, que ao mesmo tempo que cercearam nossas liberdades, fizeram renascer em nós, pais, sentimentos adormecidos como família, amor, amigos, fraternidade e muito mais. FELIZ DIA DOS PAIS.

 

MARCELLO COLOMBO BARBOZA com RAFAEL, LIZ e LORENZO

O convívio mais intenso durante essa quarentena com meus três filhos Lorenzo, Rafael e Liz está sendo um período de consolidação de laços de amizade, respeito, amor e admiração. 

Também está sendo uma oportunidade de realçar o elo entre pai e filhos, seja nas alegres brincadeiras de crianças ou até nos intensos estudos escolares “online”, que passamos a participar juntos. Enquanto eu pensava que os ensinava, na verdade, percebi o quanto aprendia com eles. Aprendi a ter mais paciência, a ser mais tolerante, a ser mais criativo e imaginativo, a pedir ajuda quando necessária, a superar o medo entre outros tantos aprendizados. Notei que nesse período sou observado com olhos de admiração a todo instante e, por estar tão perto dos filhos, é como um espelho que mais tarde de alguma forma eles refletem em suas atitudes. Se faço ou digo algo, certo ou errado, repetem em algum momento resguardados na inocência do “meu pai que fez ou disse”. Realmente, o pai é um ídolo para seus filhos e isso gera uma tamanha responsabilidade. Mas, gera também uma sensação de permanência sublime da vida que vale a pena cultivar!

 

GABRIEL BASTER com GUILHERME

O ano começou dando indícios e, em apenas 12 semanas, o vírus parou o mundo. Ficamos como se estivéssemos brincando de estátua. Uma nova era “larcêntrica” se iniciou…sorte daqueles que compartilham um lar. É o meu caso.

Dia após dia, nos encaixamos na nova rotina: escola na cama, reunião de bermuda e gravata. A família curtindo a oportunidade de estar junta, o cachorro sofrendo com a perda do espaço e roendo a pata, com stress. 

 Apesar do clima de pânico da porta para fora, aqui dentro, paz! Um desejo enorme de sair e levar amor, para quem não tem. Não faltaram oportunidades e nenhuma foi desperdiçada. 

São tempos de reflexão. Como manter a calma? Como meu filho está enfrentando isso na intimidade? Como meus pais estão enfrentando, distante dos filhos? São perguntas que não têm resposta. Impossível não trazer Jesus para dentro de casa e de nossas mentes.

Assim, compreendemos a nossa vida e a do próximo. Os exemplos dos nossos pais e antepassados mostram quais escolhas fazer. Que nossos filhos trilhem os caminhos do amor.

Feliz Dia dos Pais, segue a vida. Obrigado Senhor.

 

Dose certa
Diva Kodama contando que a Pinacoteca Benedicto Calixto, durante o mês de agosto, estará toda iluminada pela luz verde…a cor da Esperança…para saudar os profissionais da área da saúde, no combate da Covid19. Merecido! Excelente ideia que também torna o “Casarão” ainda mais lindo.

 

Os irmãos, Rafael e Gabriel Batalha abriram ao público a Paolo Pizza, bem no estilo neo-napolitano, com pizzas de diversos sabores e fermentação natural, na rua Goiás nº 11.

 

Na Iriana Básico, na Azevedo Sodré, as novidades são constantes. Agora, no charmoso espaço, foi lançada quinta-feira, a linha de presentes e perfumaria da grife Tânia Bulhões. Sucesso à vista!

 

Zuleica Pereira contando sobre o Projeto Viagem Solidária da Braun Turismo, até 31 de dezembro, doará $100 para uma instituição de caridade, a cada venda realizada, e até o dia 24 deste mês, as doações serão revertidas para a ACausa. Belo gesto.

 

“NÃO DEIXE PARA AMANHÃ …

…O QUE SE PODE FAZER HOJE”, diz o antigo provérbio popular e jamais tivemos tantos motivos para concordar, como na fase atual. Quantas oportunidades perdemos, deixando para o dia seguinte? Quantos sonhos adiados para “o amanhã” perderam-se no tempo e no espaço, de um instante para o outro?

Perdemos tempo com coisas que não eram importantes e, enquanto isso, nos privamos de descobrir outras interessantes!

Por vezes, esquecemos até o otimismo que nos leva à realização, aguardando “o amanhã”! Pensamos demais para decidirmos as nossas vidas, para depois agirmos…

Veio a crise. Onde ficaram a fé e a confiança em lidarmos com o pior, aguardando o melhor? Por que deixamos para descobrir “o melhor” amanhã?…