Santos

Reservatório e playground de ponto turístico em Santos são concretados

13/08/2020
Reservatório e playground de ponto turístico em Santos são concretados | Jornal da Orla

Com 55% de obras executadas, a revitalização da Lagoa da Saudade, no Morro Nova Cintra, chegou na quarta-feira (12) à etapa de concretagem da base do reservatório da fonte interativa e do piso do playground. 

 

As intervenções visam transformar o espaço em uma área de lazer e entretenimento e envolvem as secretarias de Serviços Públicos (Seserp), Governo (Segov) e Cultura (Secult), com apoio da iniciativa privada.

 

Segundo a secretária-adjunta de Serviços Públicos, Larissa Oliveira Cordeiro, após a concretagem da base do reservatório, serão concretadas, na próxima semana, as laterais e a tampa. E, depois do término do solo do playground, será aplicado, em setembro, um piso emborrachado.

 

“Também estamos montando as formas da arquibancada (mirante) para posterior concretagem e, na região dos quiosques, estamos aplicando revestimento e revitalizando a cobertura”. Todo o piso do entorno dos cinco quiosques será revitalizado em setembro.

 

Ainda de acordo com Larissa, o palco flutuante, onde serão realizadas apresentações de pequeno e médio portes, semelhantes às da Concha Acústica, na orla da praia, começará a ser montado no dia 1º de setembro.

A plataforma, de 6,4 metros por 8m, será similar às que existem em outras cidades do Brasil, como Curitiba (PR), e ficará a cerca de 15m da margem da lagoa. Uma balsa menor fará o transporte de equipamentos e pessoas, da margem ao palco.

 

PLAYGROUND
O playground terá formato de um jacaré, em alusão ao antigo morador da lagoa, e já está com a infraestrutura da rede elétrica concluída. Criado por estudantes de design da Universidade São Judas Tadeu – Campus Unimonte, o projeto inclui vários brinquedos, a maioria confeccionada em fibra de vidro, que, junto ao desenho no chão, terão o formato do animal.

 

A cabeça do jacaré terá um mirante e um escorregador para crianças menores. Já o rabo será um escorregador em curva com uma escalada para os maiores.

O espaço terá ainda brinquedos sensoriais como tubo, trepa-trepa e conjunto de paredes interativas para explorar os sentidos. E, também, brinquedos musicais de madeira e metal como xilofone, reco-reco e um conjunto de cinco tambores de tamanhos diferentes.

 

FONTE INTERATIVA
A fonte será em formato curvo, com 24 bicos independentes esguichando jatos d’água de um metro de altura, iluminados por luz de LED. Um tanque subterrâneo com capacidade de 20 mil litros abastecerá a fonte e toda a água, não potável, será tratada com cloro e raios ultravioleta.

 

Além do mirante, playground, fonte interativa, palco flutuante e revitalização dos quiosques, as obras na lagoa preveem uma quadra de skate, banheiros, chafariz e reforma da Vila Criativa.