Notícias

Soros produzidos por cavalos têm anticorpos potentes contra o coronavírus

15/08/2020
Soros produzidos por cavalos têm anticorpos potentes contra o coronavírus | Jornal da Orla

Pesquisadores brasileiros verificaram que soros produzidos por cavalos para o tratamento da covid-19 têm, em alguns casos, até 100 vezes mais potência em termos de anticorpos neutralizantes do vírus gerador da doença.

Os estudos comprovaram que o soro produzido por cavalos para tratamento da covid-19 é superior ao feito com plasma de doentes convalescentes. 

“A gente vê que o nosso anticorpo do cavalo, em alguns casos, é próximo de 100 vezes mais alto. Entre 50 e 100 vezes. Isso significa que os anticorpos produzidos pelos animais neutralizam o vírus da covid-19 com até 100 vezes mais potência, mesmo quando a gente vai para a preparação final dos soros”, explicou o coordenador do projeto, Jerson Lima Silva, do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A vantagem do estudo é que ele é complementar às vacinas contra o vírus. A ideia é que o soro seja usado como tratamento, por meio de uma imunoterapia, ou imunização passiva. A vacina seria complementar.