Esportes

Veleiros da região conquistam prêmio na competição Vela de Oceano

20/08/2020
Veleiros da região conquistam prêmio na competição Vela de Oceano | Jornal da Orla

O Iate Clube de Santos sediou, no final de semana, em parceria com o Clube Internacional de Regatas e a ABVO, Associação Brasileira Veleiros de Oceano, a 1ª etapa da Copa ICS Regatas de Percurso. A competição foi a primeira de Vela de Oceano no Brasil após a quarentena que paralisou os eventos da modalidade desde meados de março. Ao todo foram 17 barcos.

 

Na classe ORC, o barco Asbar IV, de Jonas Penteado, do Iate Clube de Santos, foi o campeão por apenas um segundo de diferença diante do Chroma Lexus, com o King, de Fernando Faccio, em terceiro. 

 

"Esta primeira etapa da Copa ICS de Regatas de Percurso reabriu o calendário com otimismo e muita disputa. Largamos com o tempo completamente fechado, chuva, ventos médios e um mar de onda que perdurou durante todo o percurso. Nós do Asbar IV fomos o primeiro na ORC com apenas um segundo de diferença do Lexus/Chroma, mas também já perdemos regatas por dois segundos ou seja, faz parte do jogo", disse Jonas Penteado que velejou de máscara e só lamentou não poder confraternizar com os amigos após as disputas, algo tradicional dos eventos de Vela de Oceano, mas eliminado por conta dos protocolos contra a COVID-19:  "Ouso dizer que velejar com a máscara não foi tão incômodo quanto o fato de não encontrar os amigos na confraternização pós regata que embora não acontecendo, não diminuiu a satisfação de todas as tripulações em velejar".

 

Na classe IRC, o barco Bravo, do Clube Internacional de Regatas, de Santos, foi o vencedor com tripulação paulistana apenas 10 segundos a frente do Inaê 40 e 27 segundo do Asbar IV que fechou o pódio. 

 

O comandante do barco campeão, o paulista Jorge  Berdasco, destacou: "Foi com grande expectativa, bateu aquele friozinho na barriga.  Depois de quase seis meses sem regatas, tivemos oportunidade de treinar pela primeira vez e competir. Para nós do Bravo, um Skipper 30 (30 pés e o menor barco da IRC na regata), o mar ruim, atrapalha muito. Adotamos a estratégia de deixar o barco bem “solto” e, ao final, o resultado foi excelente. O equilíbrio pode ser visto na súmula, onde os quatro primeiros estão separados por 2 minutos. Contamos com vários barcos muito bons e competitivos", apontou Berdasco comentando sobre o protocolo seguido pela organização na luta contra o coronavírus.

"Cuidados e procedimentos por conta da pandemia do Covid: ainda é bem preocupante essa questão da saúde e tomamos os cuidados com todos os tripulantes. Usamos as máscaras na montagem/preparação do barco. Um de nossos tripulantes optou por manter a quarentena.

 

Na classe RGS foram duas disputas com para o H3+ do comandante santista Carlos Rato: "Essa regata Ilha das Cabras é uma das mais importantes aqui em Santos, juntamente com Arvoredos,Laje de Santos e Laje da Conceição. Essa foi muito especial, principalmente pelo retorno as regatas como foi muito disputada. Tivemos alguns barcos de fora,como Xamã da Ilhabela, Beleza Pura de Ubatuba e outros. Muito boa regata". O segundo lugar ficou com o Beleza Pura 2 e o terceiro com o Viva. 

 

Na outra o troféu ficou com o Gaia III deixando o Pit-Go em segundo e o Ronin em terceiro.