Positividade

Sobre Podas e Florescimento

26/08/2020
Sobre Podas e Florescimento | Jornal da Orla

Na Psicologia Positiva estudamos a Teoria do Florescimento Humano. Esta Teoria foi desenvolvida por Martin Seligman, um psicólogo Norte Americano que muito contribui para essa área da Psicologia.

 

Florescer é acessar o pleno potencial. PERMA é o acrônimo dos cinco elementos (quando em inglês) que compõem essa ciência do bem-estar: emoções positivas, engajamento e sentido, que já estavam presentes na teoria da felicidade autêntica, relacionamentos e realização. E como todo o processo é bem orgânico, mais recentemente foi incorporado, extra-oficialmente, a vitalidade como componente, então ficou PERMA-V.

 

Trago mais uma vez a natureza como exemplo, as flores são o momento em que uma planta passou por todo o processo de desenvolvimento, e chegou ao ápice do seu potencial. E por mais que nós seres humanos possamos esquecer às vezes que somos parte integrante da Natureza, estamos vivendo pelas mesmas leis e condições, por isso a inspiração do nome.

 

Dentro da sociedade em que a gente vive, somos reprimidos desde crianças, passamos a ter medo de nos expressarmos conforme nossa espontaneidade e acabar sendo punidos por isso, pelos pais ou pela escola. E essas condições de adequação, em terrenos onde não conseguimos nos enraizar a partir de nossos próprios valores, nos levam a uma adaptação que nem sempre proporcionam solo fértil para alcançar a plena capacidade.

 

Eu, por exemplo, por muito tempo vi que me submeti a condições que não sustentavam a livre expressão do Ser que Sou, pois eu acreditava que o ambiente era hostil. Não havia confiança mútua. Então, era como se inconscientemente me reprimisse, por medo e por vergonha. E isso impediu que eu servisse a minha maneira, entrando em um processo autodestrutivo, nascido de um sentimento de impotência. Por muito tempo me podei. Ao invés de fertilizar e Florescer.

 

O que funcionou para mim foi seguir um caminho sugerido por Ethel Morgan, no livro a Deusa em Nós, primeiramente reconhecendo no corpo um verdadeiro canal de ancoramento da alma, como matéria sagrada que canaliza o que cabe somente a mim receber de Inspiração. Cuidar mais da alimentação e fazer exercícios aumenta nosso nível de energia. E acalmar a mente agitada também é uma forma de cuidar do corpo, trazendo menos estresse para o sistema. Sabendo honrar a sabedoria ancestral que está nele contida.

 

Depois, recuperar as partes antes desprezadas por buscar adequação a uma realidade que nem faz sentido internamente. Reveja sua vida, com quem tem se relacionado e como anda a saúde dessas relações. Abra espaço para perceber como seu trabalho está te fazendo sentir, e coragem para realizar pequenas mudanças que podem fazer grandes diferenças. Reconheça também o que te entusiasma, o que te move. 

 

Uma parte importante da Teoria do Florescimento é o conceito do Flow. Uma experiência que nos leva a um estado de concentração, onde estamos tão envolvidos com o que estamos fazendo que a gente perde a noção do tempo, mas vou falar sobre este assunto em um próximo post.

 

E por último, fortalecer o Ego, não o falso ego magoado, infantilizado e ferido, mas aquele que mantém e preserva a nossa Integridade. Que banca a gente viver de acordo com nossos princípios.

 

E ao viver na lógica de encararmos nossa própria força como fraqueza, e limitarmos nosso poder pessoal a funções muito restritas e subordinadas, fechamos o canal do Universo por onde Ele nos entrega o fluxo da abundância e da nutrição.

 

Temos um lado que transborda, que irradia sua Consciência distribuindo o que sabe sem medos ou culpas, e é um canal muito potente para apoiar Gaia em sua Missão de sustentar a Vida. Então quero trazer algumas perguntas para ajudar a acessar esse lado:

 

  • O que eu não consigo viver sem? 
  • O que me leva a sair da cama todos os dias? 
  • Quais são os meus valores? 
  • O que eu sei fazer como ninguém? 
  • O que alimenta minha alma? 

Aproveite a lua crescente, que vivemos essa semana, pois é o momento da natureza expandir suas raízes e suas copas. Momento de se aprofundar no que te sustenta (seus valores), suas relações inspiradoras, para poder expandir nas copas e permitir o florescimento. Desfrutem.