Saúde Tecnologia

Aplicativo ajuda a enfrentar sintomas da menopausa

27/08/2020
Aplicativo ajuda a enfrentar sintomas da menopausa | Jornal da Orla

Sabe aqueles sintomas como calorão, distúrbios do sono e alterações de humor que afetam as mulheres que estão no climatério ou menopausa? Apesar de serem considerados normais, esses efeitos colaterais têm um impacto negativo no estado físico e emocional de quem está vivendo essa fase. Mas a novidade é que a tecnologia pode ser uma forte aliada no controle de todo esse desconforto.

É o que promete o aplicativo Lody, desenvolvido por ex-alunas do curso técnico de Informática para Internet integrado ao Médio (Etim) da Escola Técnica Estadual (Etec) Jorge Street. Batizado com um nome que mescla as palavras do inglês lady + body, o app foi criado como uma ferramenta educativa para tirar dúvidas sobre a saúde e combater tabus e preconceitos relacionados a essa fase, além de estimular os cuidados com a saúde. O aplicativo está disponível para dispositivos Android e pode ser baixado gratuitamente pela Play Store.

Diário íntimo 

Um dos recursos da plataforma é um quiz com perguntas sobre os sintomas físicos e emocionais da usuária. As respostas são tabuladas e geram gráficos que dão um panorama da saúde da mulher num determinado período. “O app é uma espécie de diário íntimo para facilitar as consultas médicas. As anotações ajudam as pacientes nos relatos sobre sintomas e cuidados que estão tomando”, explica Isabella Teixeira, uma das desenvolvedoras do aplicativo.

O conteúdo do Lody inclui ainda vídeos com médicos e psicólogos de diferentes áreas explicando sobre a diferença entre climatério e menopausa, reposição hormonal, câncer, pólipos, endometriose e tratamentos alternativos para os sintomas da menopausa. A Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp) foi uma das fontes consultadas pelo grupo.

LEIA TAMBÉM

https://jornaldaorla.com.br/noticias/49291-estudo-aponta-que-insonia-atinge-seis-a-cada-dez-mulheres-na-menopausa/