Mundo Pet

Produtos de limpeza podem intoxicar seu animal de estimação

29/08/2020
Produtos de limpeza podem intoxicar seu animal de estimação | Jornal da Orla

Em tempos de pandemia, é importante manter a casa limpa, mas, quem vive na companhia de bichinhos de estimação deve ter cuidado no momento de comprar produtos para este fim. Algumas substâncias podem fazer muito mal aos pets, provocando alergias e até mesmo óbito. Com a ajuda da veterinária Graziella Galo, especialista em dermatologia da AmahVet, separamos dicas para desinfetar a casa sem afetar a saúde do seu peludão.

1.    De acordo com a médica, as substâncias que mais causam alergia ou intoxicação nos bichinhos são: cloro, amônia e ácidos. Leia o rótulo e procure produtos que não contenham esses químicos na composição. Se, por acaso tiver algum desses produtos para uso próprio, não os deixe ao alcance do animal.

2.    Opte por produtos elaborados para o uso veterinário. Atualmente existem várias empresas que fabricam desinfetantes específicos para este uso e, se for ingerido por acaso, as chances de salvá-lo é muito maior.

3.    Na falta desses produtos, faça o básico e seguro: use água com detergente ou sabão neutro. A mistura é menos agressiva e bastante eficiente para a eliminar vírus e bactérias, inclusive o novo coronavírus.

4.    Fique atento aos sintomas! O sinal mais comum de intoxicação é o vômito, que pode levar a desidratação do animal. A intensidade dos sintomas sempre varia conforme a quantidade de produto ingerido e o tamanho do pet.

5.    Quanto mais rápido o animal intoxicado for tratado, melhores as chances de cura e menos complicado é o tratamento. Nesses casos, leve-o imediatamente ao veterinário.