Notícias

Descanse em poder, rei

30/08/2020
Descanse em poder, rei | Jornal da Orla

Eu cresci em meio a revistas de histórias em quadrinhos. As famosas HQ’s. Na minha adolescência elas eram meu vício. As histórias ilustradas de super-heróis faziam parte da minha criação imaginária. Eu as devorava. Aprendi com os quadrinhos a gostar de ler, de contar histórias. De criar.

 

Tenho ainda centenas guardadas na casa da minha mãe. E sempre que ela me pergunta o que vou fazer com tanta revista, não consigo dizer outra coisa diferente de: vou pensar em algo, mãe.

 

A verdade é que nunca penso. É só para ganhar mais tempo.
Seria como me desfazer de parte da minha história. Tem muito de mim naquelas páginas. Mesmo que os autores não saibam.

 

As HQ’s foram minha fonte de fantasia e inspiração por muito tempo. Me ensinaram muito. Mas me deixaram mal acostumado. Não me ensinaram a me despedir. Passasse o tempo que fosse, meus heróis sempre estariam lá. Assim como já estavam antes de mim. Por décadas. E continuariam depois.

 

Mas na vida real eu precisaria aprender a me despedir deles.

 

Nossos heróis estão se mostrando cada vez mais de carne e osso. E quer maior inspiração do que essa? Maior prova de que não é preciso superpoderes para fazer do mundo um lugar melhor?

 

Sempre há o personagem e o homem comum por trás dele. O que talvez o Pantera Negra não soubesse, é que Chadwick Boseman salvaria mais gente do que ele.

 

A maior luta do herói foi uma luta silenciosa. Foi uma batalha que ninguém viu. E por mais que pareça o contrário, não se engane: ele a venceu.

 

Venceu quando continuou trabalhando. Quando continuou gravações pesadas, com cenas de luta e de ação, mesmo doente. Venceu quando sofrendo do mesmo mal, visitou crianças com câncer e as encheu de esperança. Venceu quando lutando no seu mundo, não deixou de defender o dos outros.

 

O herói provou que era maior longe dos holofotes, longe das telas. Provou que é possível salvar mundos, mesmo quando o seu está desmoronando. Herói é aquele que consegue arrancar sorrisos, quando chora de dor internamente.

 

Wakanda não é mais um universo isolado, uma sociedade utópica. Seu poder, sua história e seu legado transcendem todas as fronteiras. E você fez isso.

 

O rei não está morto. Ele está em toda parte agora.

 

Como disse Tony Stark: parte da jornada é o fim.

 

Apenas parte. Sua jornada continua. Agora com o que você semeou por aqui.

 

Descanse em poder, T’Challa.