Positividade

Sobre felicidade

02/09/2020
Sobre felicidade | Jornal da Orla

Essa frase pode soar falsa, todo mundo quer ser feliz, e se fosse escolha, certamente escolheríamos felicidade. Acontece que, como já venho falado aqui, felicidade é uma escolha a ser feita de forma consciente e ativa.

 

Todos somos inundados de crenças. Somos condicionados a seguir padrões que a sociedade nos diz serem os corretos, e vamos podando a nossa forma de ser e nos sentido culpados por sentir o que sentimos. Somos “errados” no íntimo de quem somos, porque os nãos da infância, quando somos livres em essência, ecoam ao longo da nossa vida inteira.

 

Só que essa natureza pessoal, é o que te traz o vislumbre daquilo que te faz de fato feliz. E quando vamos reprimindo ela, fica esse excesso de energia acumulada dentro da gente, sem achar espaço para expandir (a natureza criativa tem em sua essência a expansão) e isso gera todo tipo de ansiedade, frustração e recalque.

 

Só quando a gente começa a permitir que o que vivemos dentro, venha a tona de forma consciente, é que começaremos também a recuperar no dia a dia cada vez mais momentos que nos estimulem a experiência de emoções positivas, que é um dos pilares da Teoria do Florescimento Humano.

 

Como conversamos semana passada, o acrônimo PERMA traz os elementos da Teoria do Florescimento, também conhecida como Teoria do Bem Estar, que nos convida a viver conforme nossas forças e virtudes, para uma Vida Significativa, onde podemos florescer.

 

Cada elemento contribui, mas não define o bem estar. São complementares, afinal, somos seres sistêmicos, que precisamos sentir um mínimo de satisfação em cada uma dessas áreas da Vida, para que a gente possa se sentir realizado.

 

Mas afinal, o que uma pessoa que floresce tem? É a presença desses cinco elementos:

 

Pra começar, já falamos sobre as Emoções Positivas: alegria, conforto, felicidade e muitas outras emoções gostosinhas de sentir e que aumentam nossa sensação de bem estar. 

 

Vou pedir que liste dez emoções positivas que você se reconhece capaz de sentir. Agora escreva situações onde você vê que elas são ativadas. Por exemplo, eu me sinto alegre quando vejo um vídeo de um bebê dando gargalhada. Como dito lá em cima no texto, estas emoções podem e devem ser cultivadas, e pedem que nós realizemos ações específicas para experimentá-las. Então pega essa lista ai de cima e começa a incluir mais dessas atividades no seu dia.

 

O segundo ponto é o Engajamento. Se envolva em atividades que te tragam tanto envolvimento que você perde a noção do tempo. É como se estivesse em outro tempo x espaço. Consegue reconhecer alguma atividade que se sinta tão absorvido que mesmo que falem contigo, você não escuta? O estado de flow acontece quando nossas maiores qualidade e forças se deparam com desafios equivalentes. Desafios que estimulam a superação dessa resistência contrária, em algo em que você se garante ultrapassar porque reconhece sua capacidade naquilo.

 

Outro ponto são as Relações. Muitos são abençoados com o dom de sustentar boas relações com outras pessoas, muitos não, mas isso é uma habilidade que pode ser aprendida. Quanto mais sociável uma pessoa é, mais ela se sente feliz. Então a qualidade e a quantidade das relações que estabelecemos são chaves para gerar bem estar. 

 

O quarto elemento é Significado, trazer sentido pra Vida. Se sentir pertencendo a algo Maior do que nós mesmos. Somos seres de mentalidade de colméia, como as abelhas, formigas, por mais que possa parecer que não nesse contexto social que estamos vivendo. Mas somos sim. Nosso planeta incrível é um grande corpo do qual fazemos parte e um belo sentido para dar as nossas Vidas é se envolver em atividades que você goste de fazer E que também ajudem na sustentação da Vida na Terra.

 

E o quinto elemento é o senso de realização. Esse ponto é bem subjetivo e delicado de tratar. Porque, se eu for uma pessoa muito autocrítica e/ou acabar estipulando metas inalcançáveis para o começo do meu processo, eu vou acabar sabotando essa percepção de que estou realizando, sem trazer o devido cuidado, e olhar amoroso que muitas vezes precisamos ter conosco mesmos. Então um ótimo exercício é você, ao ir dormir, por exemplo, reveja o seu dia e agradeça por tudo o que viveu e reconheça aquelas pequenas metas (mesmo que informais) que havia se proposto a realizar no seu dia.

 

Isso vai começar a te trazer um aumento na autoestima e dará uma revigorada nesse senso de realização.

 

Reforço aqui a importância de não confundirmos que isso quer dizer que viveremos sempre alegres, a todo momento sorrindo. A alegria é fortemente baseada na hereditariedade de uma pessoa, então se você também não foi privilegiado com uma genética tão contente assim, é preciso um pequeno esforço extra para reconhecer as emoções positivas e se estimular para que elas se ativem. 

 

Bora fazer o que gosta! Porque se esforçar pra ser feliz é um esforço que vale a pena e é super agradável de fazer acontecer.