Baixada Santista

Cinco cidades realizam o Grito dos Excluídos na Baixada Santista

07/09/2020
Cinco cidades realizam o Grito dos Excluídos na Baixada Santista | Jornal da Orla

Santos, Guarujá, São Vicente, Cubatão e Itanhaém realizam, nesta segunda-feira (7), o 26º do Grito dos Excluídos da Baixada Santista. O tema da edição 2020 é “Vida em Primeiro Lugar”, com o lema “Basta de Miséria, Violência e Repressão – Queremos Trabalho, Terra, Teto e Participação”. Neste ano, por conta da pandemia de Covid-19, o formato foi adaptado para proteger a saúde dos participantes, com atos simbólicos em diversos horários.

 

O formato descentralizado, em seis pontos de cinco cidades, é uma forma de assegurar a participação sem aglomerações. Os atos simbólicos terão duração máxima de uma hora e cada entidade social poderá participar com três ou quatro representantes. Todos os atos são abertos ao público em geral, mas é necessário cumprir o protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS), com o devido distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel.

 

O Grito dos Excluídos será transmitido ao vivo no Facebook, pela página Grito dos Excluídos da Baixada Santista, e também no Instagram grito_dos_excluidos_bs. Além de assistir, os internautas podem compartilhar o conteúdo utilizando as HashTags #GritodosExclui-dosBS e #Vidaemprimeirolugar.

 

História

O Grito dos Excluídos é realizado pela Igreja Católica e os movimentos sociais, todo dia 7 de setembro, em todo Brasil, e propõe a participação da sociedade de forma geral e o ecumenismo vivido na prática das lutas. A data provoca uma reflexão se o Brasil realmente conquistou sua independência. Na Baixada Santista, o Grito dos Excluídos teve como defensora a Irmã Maria Dolores Muniz Junqueira, falecida em 2008.

 

Cronograma:

Santos

Zona Noroeste
Local: Próximo ao Instituto Arte no Dique
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1349 – Rádio Clube

Concentração: 10h30
Início: 11 horas
 

Praia do Gonzaga
Local: Faixa de areia, próximo à Praça das Bandeiras

Concentração: 15 horas
Início: 16 horas
 

 

Cubatão 
Local: Em frente à Paróquia Nossa Senhora da Lapa (Matriz de Cubatão)
Avenida Nove de Abril, 1.947 – Centro 

Concentração: 9h30
Início: 10 horas
 

 

São Vicente
Local: Praça dos Correios, no Centro

Concentração: 8h30 
Início: 9 horas
 

 

Itanhaém
Local: Praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Matriz)
Praça Carlos Betelho, 115 – Centro

Concentração: 11h30 
Início: 12 horas
Responsável: Lula – Contato: (13) 99701-8993

 

Guarujá
Local: Praça dos Expedicionários, na Praia das Pitangueiras

Concentração: 9h15 
Início: 9h30