Notícias

A Emoção e Sobriedade da Prece de Unetaneh Tokef

09/09/2020
A Emoção e Sobriedade da Prece de Unetaneh Tokef | Jornal da Orla

Em ambos os dias de Rosh HaShaná e em Yom Kippur, a comovedora prece Unetaneh Tokef é cantada antes da oração Kedushah.
 

Embora existam versões sobre a origem deste piyyut (poema litúrgico), não sabemos com certeza quem o escreveu. O certo é que o poeta era extremamente talentoso.

 
O piyyut começa com as palavras: “Atribuiremos santidade a este dia pois é impressionante e assustador. Nele Seu reinado será exaltado; Seu trono será firmado com a bondade e Você se sentará nele de verdade”. 

 
É um dos textos mais renomados da liturgia judaica há séculos, tanto que recebeu a maior honra de ser lido e cantado no Yom Kippur. 

 
O texto é uma descrição de como todas as pessoas devem ser julgadas pelo bem ou pelo mal, e inclui descrições das várias punições de morte, enquanto louva a grandeza de Deus.

 
Existem várias suposições quanto à identidade do autor e o período preciso de sua propagação. No entanto, com base em manuscritos, no estilo poético do piyyut e no fato de estar entre as descobertas da gruta do Cairo, Genizah, é amplamente aceito que foi composto na Terra de Israel no início do período medieval. 

Alguns pesquisadores atribuem o poema a um poeta israelense chamado Yannai, mas outros discordam.

 
 
Desde a Idade Média, várias análises de estudiosos foram difundidas entre os Ashkenazim e os judeus italianos a respeito do piyyut.

 
Dentre as versões, a mais finalmente aceita foi citada no século 13 no ensaio “Or Zarua”, do rabino Isaac ben Yehoshua. 

O rabino Isaac atribuiu o piyyut a diferentes épocas, lugares e autores.

 
Além do texto cheio de reverência, há também um singular relato histórico por trás da composição e de suas circunstâncias.
 

A versão mais aceita da origem deste magnífico poema litúrgico conta a história de um grande homem que viveu há aproximadamente 800 anos na cidade de Mayence–. 

 
Seu nome era Rabi Amnon. Grande erudito e homem muito piedoso, Rabi Amnon era amado e respeitado tanto pelos judeus quanto pelos não-judeus, e seu nome era conhecido em toda parte. 

 
Até o Duque de Hessen, governante do país, admirava e respeitava Rabi Amnon por sua sabedoria, conhecimento e piedade. 

 
Muitas vezes o Duque convidou Rabi Amnon para ir ao seu palácio e o consultava sobre assuntos de estado, mas o rabino nunca aceitou qualquer recompensa.

 
De tempos em tempos, porém, Rabi Amnon pedia ao Duque para facilitar a situação dos judeus no país, para abolir alguns decretos e restrições que existiam na época contra os judeus, e geralmente para permitir que eles vivessem em paz e segurança.

 
Devido à crescente inveja de outras pessoas ao redor do duque, o rabino Amnon foi pressionado a se converter ao catolicismo. 

 
Como tática de adiamento, ele solicitou três dias para considerar a oferta; imediatamente ele se arrependeu profundamente por fingir que poderia aceitar uma religião estrangeira. 

 
Depois de passar os três dias em oração, ele se recusou a ir ao encontro do duque, como prometido, e então foi levado à força ao palácio.

 
Lá, implorou que sua língua fosse cortada para expiar seu pecado. Em vez disso, o duque ordenou que suas mãos e pernas fossem amputadas, como punição por não obedecer à sua palavra de retornar após três dias e por se recusar a se converter.

 
Este evento ocorreu pouco antes de Rosh HaShaná. Naquele feriado, enquanto estava morrendo, Rabino Amnon pediu para ser carregado para a sinagoga, onde recitou a composição original de Unetaneh Tokef com seu último suspiro.

 
Três dias depois, ele apareceu em sonho ao Rabino Kalonymus ben Meshullam, um dos grandes estudiosos e liturgistas de Mainz, e implorou-lhe que transcrevesse a oração e verificasse para que ela fosse incluída nas leituras das Grande Festas. 

Assim, conclui a lenda, Unetaneh Tokef tornou-se parte da liturgia padrão.

A prece Unetaneh Tokef é agora uma das mais solenes de Rosh HaShaná e Yom Kipur.

 

 

Inclui a tocante passagem:

“Em Rosh HaShaná é inscrito, e em Yom Kipur é selado: quantos irão falecer, e quantos nascerão; quem deve viver, e quem morrerá; quem em seu tempo, e quem antes do tempo; quem pelo fogo e quem pela água; que pela espada e quem pela fera; quem pela fome e quem pela sede; quem pela tempestade e quem pela peste; quem engasgado e quem apedrejado… Quem descansará, e quem vagará; quem ficará tranquilo e quem será incomodado; quem ficará em paz e quem deverá sofrer; quem ficará pobre e quem se tornará rico; quem vai cair e quem se erguerá… Mas o arrependimento, prece e caridade revogam o perverso decreto!”

 
Independente das controvérsias sobre sua autoria, neste próximo Rosh HaShaná e também Yom Kippur, assim como em todos os anos, durante a oração de Musaf, o famoso piyyut “Unetaneh Tokef“ será então mais uma vez cantado e tocará todos os corações nas sinagogas.
 
 
Shaná Tová