Notícias

Alunos escrevem Carta Aberta em defesa da Amazônia

17/09/2020
Alunos escrevem Carta Aberta em defesa da Amazônia | Jornal da Orla

Os alunos do 7º ano do Colégio Novo Tempo elaboraram uma Carta Aberta alertando para os riscos que a Amazônia está correndo e a importância de preservar aquele importante bioma.  “Mesmo com todos os desafios que a educação remota lhes impôs, os estudantes conseguiram se manter unidos pelos seus objetivos”, destaca a professora Fernanda Bordi. “Apesar de jovens, os alunos mostraram-se cidadãos conscientes de suas responsabilidades e deveres”, completa. Como atividade interdisciplinar (Ciências, Língua Portuguesa e Matemática), eles escreveram alguns textos coletivamente e votaram naquele que melhor representava suas reivindicações e anseios. 

       
Carta Aberta sobre Amazônia
     
Somos estudantes preocupados com o meio ambiente e cientes da atual situação da Amazônia, gostaríamos da sua ajuda para mudar o que está acontecendo com nossa floresta. Solicitamos que alguma providência seja tomada por nossos governantes!

A Amazônia é o bioma mais afetado e concentra 52,5% dos focos de queimadas. 

Até agora, cerca de 700.000Km² já foram desmatados, o que corresponde a 17% da cobertura original da floresta. Desse total, 300.000 Km² foram desmatados nos últimos 20 anos! 

Muitos animais já estão em risco de extinção como o Lobo guará, Gato-maracajá, Peixe-boi da Amazônia, Gavião-real, entre outras espécies. Assim como os animais, as plantas da Amazônia também estão ameaçadas de extinção como o Xaxim, a Andiroba, o Pau Rosa, o Mogno, o Cravo-do-Maranhão, a Castanheira, a Flor de Carajás e o Cumaru-de-cheiro.

A principal causa do desmatamento da Amazônia é a ocupação de áreas de reserva florestal por diversas empresas estrangeiras e nacionais que são atraídas para a região por incentivos do governo, que visa dinamizar a economia da região norte, e que, por falta de fiscalização adequada, acaba por desmatar ilegalmente.

Reivindicamos uma maior fiscalização dos locais que sofrem mais com desmatamentos e das áreas de preservação ambiental, também queremos leis mais rígidas sobre o desmatamento com consequências maiores para aqueles que desmatam ilegalmente.

Temos que consertar os erros que nossos antepassados cometeram e que vêm acontecendo até os dias de hoje!

Atenciosamente, alunos do Colégio Novo Tempo
(Escrito por Ana Luísa, Clara, Gabriela, Letícia e Maitê)