Notícias

Charge na Rua leva arte aos espaços abertos em meio à pandemia

18/09/2020
Charge na Rua leva arte aos espaços abertos em meio à pandemia | Jornal da Orla

Dos jornais para os muros. Essa é a proposta do projeto Charge na Rua, uma exposição pública e urbana unindo arte e jornalismo, que vai ocupar diferentes pontos de Santos a partir deste sábado (dia 19), com a assinatura do chargista santista  Lauro Freire. A exposição é ao ar livre e estará espalhada por vários lugares durante 24 horas por dia.

 

Durante três meses, Freire vai criar charges, sempre inspirado nos temas políticos e sociais da ocasião, e expô-las em muros, com a autorização de seus proprietários e da prefeitura.

 

Os desenhos serão impressos como painéis com aproximadamente 2 metros de largura e afixados simultaneamente em muros e grades de 10 pontos fixos de Santos (confira abaixo). O público é o passante, e a obra, uma surpresa diferente a cada semana.

 

Espaço democrático – "Se a ideia é comunicar algo para a população, a rua é o espaço mais democrático. O grafite é provavelmente o movimento mais potente de apropriação do espaço público para se levar arte até mesmo para um público desavisado, que esbarra em uma arte que nem mesmo esperava.  O Charge na Rua pega emprestado esse lado do grafite para valorizar o segmento da charge e do desenho humorístico e fazer o que as charges fazem de melhor: proporcionar ao público uma reflexão crítica sobre a política e a sociedade contemporânea", destaca Lauro Freire.

 

Novos talentos – Para estimular o surgimento de novos talentos neste gênero, o artista vai promover uma oficina on-line de criação de charges. O material ficará disponível gratuitamente no canal do YouTube e nas redes sociais da Cia. Ruído Rosa, produtora da exposição.

 

O Charge na Rua tem financiamento do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e apoio da Prefeitura Municipal de Santos.

 

Pontos da exposição Charge na Rua

1. Estação Cidadania (Campo Grande)

2. Arredores da Praça Palmares (Macuco)

3. Arredores da Praça do Sesc-Santos (Aparecida)

4. Arredores da Praça Abílio Rodrigues Paz (Aparecida, no BNH)

5. Arredores da Praça Engenheiro José Rebouças (Ponta da Praia)

6. Descida do Morro Fontana (Rua Rubião Junior, Monte Serrat)

7. Vila do Teatro (Praça dos Andradas, 35, Centro)

8. Arredores da Praça Belmiro Ribeiro (Vila Mathias)

9. Arredores da Praça Olímpio de Lima (Vila Belmiro)

10. Próximo à saída da Estação Nossa Sra. de Lourdes do VLT (Marapé)