Notícias

Dentista esclarece as principais causas do bruxismo; casos aumentaram na pandemia

16/09/2020
Dentista esclarece as principais causas do bruxismo; casos aumentaram na pandemia | Jornal da Orla

Muitas doenças apresentam ligação direta com aspectos emocionais dos pacientes. Ao estudar as causas do bruxismo, doença que teve um grande crescimento durante o período de pandemia, pode-se perceber, claramente, essa ligação.

 

Entender isso não é difícil, pois a doença pode estar associada a quadros de ansiedade e estresse. Componentes presentes nesse período complicado em que o mundo se encontra.

 

Por mais que a medicina tenha apresentado muitos avanços em relação aos tratamentos, ainda não existe um 100% eficiente, mas certas técnicas permitem controle favorável.

 

Qualquer método para amenizar deve ser feito por alguns profissionais da saúde, porém, a multidisciplinaridade poderá ser essencial para o sucesso.

 

Com o intuito de sanar as diversas dúvidas, conheça agora as principais causas do bruxismo e entenda como os cuidados dentro de uma clínica odontológica, podem ser essenciais para a diminuição do incômodo e também das dores causadas pela doença.

 

 

Etapas do diagnóstico da doença

 

Antes de apresentar as principais causas da doença, é interessante conhecer quais são as fases do diagnóstico, para que sirvam como complemento durante o entendimento das raízes do problema.

 

Obter o diagnóstico de qualquer doença requer bastante cuidado e atenção. O profissional deverá mapear, perfeitamente, quais são os sintomas e entender de uma forma geral, como o funcionamento do corpo está reagindo.

 

É imprescindível esclarecer que o bruxismo é caracterizado por ser uma desordem funcional,  que tem o ato de ranger os dentes em diferentes momentos do dia como principal característica.

 

Partindo desse conceito, consegue-se entender qual o trajeto essencial para que o diagnóstico seja feito. Ou seja, será norteado a partir de relatos do paciente, podendo ou não ter a necessidade de utilização de aparelhos específicos.

 

Veja os principais sintomas recorrentes durante o diagnóstico:

 

  • Dentes com aspecto achatado, podendo ter partes fraturadas;
  • Inexistência ou diminuição do esmalte dentário;
  • Dores espalhadas pela face, sendo a mandíbula o ponto mais afetado;
  • Sensação de frio ou calor nos dentes;
  • Dores em regiões que, aparentemente, não tem relação com a doença, como é o caso dos ombros e pescoços;

 

Esses são alguns dos sintomas que os profissionais da clínica odontológica ou médica poderão notar durante o diagnóstico. Em alguns casos, o paciente é submetido a uma polissonografia, para que a movimentação durante o sono seja identificada.

 

Entendendo as causas do bruxismo

 

O primeiro passo para que a doença seja amenizada deve ser o seu total entendimento, para que algumas ações no cotidiano possam ser tomadas para ajudar o tratamento com os especialistas.

 

As causas do bruxismo são diversas e quase sempre apresentam ligação direta com questões emocionais. Partindo disso, é possível entender quais serão alguns os pontos causadores da doença.

 

Antes de listar as principais causas, vale frisar que os motivos que levam o aparecimento do problema poderão englobar causas diversas, então não se deve basear-se em causas isoladas.

 

Somente um profissional habilitado irá identificar se os motivos apresentados foram, realmente, os causadores do bruxismo. Veja alguns exemplos que poderão servir como bússola na hora da contatação do plano de saúde odontológico ou especialista:

 

  • Quadros contínuos de estresse ou ansiedade;
  • Oclusão dentária inadequada, ou seja, quando a arcada superior se apresenta de forma desalinhada com a inferior;
  • Doenças indiretas, tais como: apneia, refluxo gástrico e dor de ouvido ou de dente;
  • Alguns medicamentos utilizados para tratar a depressão e também a ansiedade;
  • Utilização de certas substâncias que podem agir como estimulantes corporais, como o cigarro, café, álcool e outras drogas.

 

Não se deve esquecer que outras doenças podem servir como gatilhos para agravar ainda mais o bruxismo, como é o caso do Parkinson e também a doença de Huntington.

 

Outro ponto a ser incluído são as causas que envolvem o bruxismo infantil. Os especialistas afirmam que o início da doença em crianças e bebês podem acontecer em dois momentos: nascimento dos primeiros dentes e quando a criança inicia a vida escolar.

 

Percebe-se que grande parte das causas estão envolvidas com fatores emocionais, por isso a importância de o tratamento ser feito com a ajuda de profissionais que irão entender a raiz do problema que, na maioria dos casos, tem bases psíquicas.

 

 

Principais complicações que o bruxismo pode trazer

 

O não tratamento do bruxismo pode trazer complicações e, muitas vezes, trágicas. Na maioria dos casos, os danos são leves, porém, que afetam o bem-estar do indivíduo.

 

Confira agora uma pequena lista de consequências que a doença, quando não tratada, pode trazer para o paciente:

 

  • Danos definitivos aos dentes, dificultando a mastigação;
  • Retração gengival. Esse problema faz com que a raiz do dente fique exposta, diminuindo a proteção;
  • Dores diversas na face, podendo irradiar para o pescoço e ombros;
  • Problema na articulação temporomandibular.

 

O desgaste da articulação, último item citado na lista, pode trazer complicações mais sérias, como o deslocamento do maxilar. Por isso a necessidade de procurar um profissional quando começar a sentir qualquer incômodo.

 

Dentista em Santos especialista em bruxismo

 

Como apresentado, o bruxismo é um problema sério e que necessita de uma atenção especial. Muitos pacientes ainda tem dúvida na hora de procurar um profissional adequado para tratar o problema.

 

A Baixada Santista é lar de diversas clínicas e especialistas que estão aptos ao tratamento de bruxismo, então será muito fácil encontrar um dentista em Santos ou região.

 

É importante, no entanto, seguir alguns cuidados na hora da escolha do profissional que irá tratar o seu problema, pois será a sua qualidade de vida que estará em jogo. O primeiro passo será levantar uma quantidade razoável de clínicas que atendem na sua região.

 

Feito essa busca, o próximo passo será identificar a equipe profissional de cada uma e então escolher aquelas que realmente tenham especialistas no assunto. O último passo será verificar o histórico da clínica e analisar a assertividade nos tratamentos realizados.

 

Todo cuidado é pouco na hora de escolher quem irá fazer com que o seu bem-estar seja reestabelecido.