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Cotidiano/Comportamento | 26/09/2020

Apesar da aparente melhora na pandemia, idosos devem se manter alertas

DA REDAÇÃO
Foto: Freepik

Controlar a ansiedade e administrar o tempo livre são os principais desafios para eles.

Apesar da retomada gradual das atividades, o novo coronavírus ainda está circulando. Usar máscara, lavar as mãos, evitar aglomeração são as medidas mais importantes a serem tomadas por quem está voltando à rotina. Mas, para os idosos, ficar em casa ainda é a melhor forma de se prevenir. 


Controlar a ansiedade e administrar o tempo livre são os principais desafios para os idosos, pois, se por um lado a quarentena ajuda a resguardar a saúde física, o confinamento e a falta de interação social podem afetar o emocional de quem tem mais idade. 


Não descuidar da saúde e buscar atividades prazerosas são fundamentais para ocupar o tempo, preservar a mente e estar preparado para o fim da pandemia. Separamos algumas dicas. Confira:

 

1- Leia e se exercite
Ainda que você já tenha lido todos os livros da estante, escolha aquele cuja história lhe marcou e releia sem pressa. A leitura é um passatempo que tem inúmeros benefícios. Faça pausas para descansar os olhos e aproveite para se alongar. Fazer exercícios ajuda o corpo a se preparar para retomar a rotina.

 

2- Não descuide da saúde
Neste período, é comum se deixar levar pela preguiça e descuidar da saúde. Procure comer alimentos saudáveis, evitando excesso de sal e açúcar. Durma bem e mantenha a higiene.

 

3- Crie uma rotina
Se o isolamento mudou totalmente a sua rotina, agora é o momento de criar uma nova, com horários definidos para cada tarefa. Essa prática aumenta o bem-estar e ajuda a regular o relógio biológico. No caso de idosos que estão trabalhando em casa, é importante para separar o trabalho das outras atividades. 

 

4- Faça atividades manuais
Lembra aquilo que você deixou de fazer há muito tempo? Tocar um instrumento, fazer crochê ou artesanato, pintar quadros, confeitar bolos são boas atividades para voltar a praticar nesta quarentena. 

 

5- Use o telefone
Se você ainda não está acostumado com o celular, use o telefone fixo. Ligue para familiares e amigos e pergunte o que eles têm feito para passar o tempo. 

 

6- Reveja fotos e filmes antigos
Resgate seus álbuns de fotografias. Faça o exercício de lembrar o nome de cada pessoa que aparece nos retratos e a ocasião em que a foto foi tirada. Tente falar do momento de confraternização e sobre as histórias que aconteceram naquele dia. Outra dica para relembrar bons momentos é assistir seus filmes antigos preferidos. Algumas plataformas oferecem catálogos com produções de todas as épocas. 

 

7 - Tire os jogos do armário
Muitas vezes, os jogos de mesa estão esquecidos nas gavetas. Agora é hora de utilizá-los para se divertir e exercitar a memória. Se na casa moram outras pessoas, convide-as para uma partida de dominó e xadrez, que são atividades que promovem a interação entre os familiares.

 

8- Se precisar sair, proteja-se
Nem sempre é possível evitar uma saidinha, seja para ir à farmácia ou ao médico. Nestes casos, siga as orientações das autoridades de saúde para evitar a contaminação pelo novo coronavírus: use máscara, trocando a cada três horas; lave as mãos por mais de 20 segundos quando tiver a oportunidade (ou use álcool em gel); respeite o distanciamento entre as outras pessoas de, pelo menos, 1,5 metro; evite estar próximo a quem esteja tossindo ou espirrando. Ao chegar em casa, lave as roupas, limpe os sapatos e tome um bom banho.
 


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