Santos

Valongo celebra São Francisco e realiza bênção dos animais no sistema drive-thru

01/10/2020
Valongo celebra São Francisco e realiza bênção dos animais no sistema drive-thru | Jornal da Orla

Para celebrar o Dia de São Francisco de Assis – 4 de outubro, o Santuário Santo Antônio do Valongo realiza a festa dedicada ao Padroeiro da Ecologia até domingo (4). A programação conta com missas, venda do tradicional bolo com medalhas, venda de porções de macarrão e a tradicional bênção dos animais. Por conta da pandemia de Covid-19, o Santuário cumprirá as recomendações da Organização Mundial de Saúde de manter o distanciamento físico e realizará as atividades externas no sistema drive-thru.

 
O tema da festa este ano é "São Francisco e a Laudato SI" e o lema "Tudo está interligado". A "Laudato SI" é uma encíclica do Papa Francisco, publicada em 2015, que defende a preservação do meio ambiente, denuncia a exploração desproporcional dos bens naturais e o consumismo desenfreado e a propõe uma reflexão sobre o desenvolvimento sustentável, com participação democrática e inclusão social. A expressão "Laudato SI" significa "Louvado seja" e foi retirada do "Cântico das criaturas", de São Francisco de Assis.

 
Até sábado (3), as missas serão celebradas às 19 horas. Já no domingo (4) – Dia de São Francisco de Assis, as missas acontecem às 8 e 19 horas. É necessário se inscrever para participar porque há limitação de público por conta da pandemia. Metade dos bancos foi isolada para assegurar o distanciamento físico necessário e os bancos livre só podem ser utilizados em suas extremidades. As missas também serão transmitidas pelo Facebook Santuário Santo Antônio do Valongo.

 
Reservas e retirada
Os interessados em comprar as porções de macarrão ou pedaços de bolo com medalhinha de São Francisco de Assis poderão fazer sua reserva antecipada pelo telefone (13) 98181-0119. A porção de macarrão serve duas pessoas e custa R$ 25. Há quatro opções: macarrão à bolonhesa, macarrão com legumes e frango grelhado, macarrão vegetariano e macarrão ao molho branco com calabresa e bacon. Já o pedaço de bolo custa R$ 5. A retirada das porções de macarrão e dos pedaços de bolo será no domingo (4), pelo sistema drive-thru, das 11h30 às 14h30.

 
Bênção dos animais
Este ano a bênção dos animais será diferente, em dois horários: às 10 e 15 horas. Cachorros, gatos, papagaios, tartarugas, coelhos e outros bichos serão abençoados pelos frades no sistema drive-thru para garantir a proteção sanitária de todos.
 
Confira a programação:
 
Quinta-feira (1), às 19 horas – Missa
 
Sexta-feira (2), às 19 horas – Missa
 
Sábado (2), às 19 horas – Celebração do Trânsito de São Francisco de Assis
 
Domingo (4) – Dia de São Francisco de Assis
 
8 horas – Missa
 
10 horas – Bênção dos animais (Sistema Drive-thru)
 
Das 11h30 às 14h30 – Retirada da porção de macarrão e pedaço de bolo (Sistema Drive-thru)
 
15 horas – Bênção dos animais (Sistema Drive-thru)
 
19 horas – Missa
 
Serviço – O Santuário Santo Antônio do Valongo é um templo franciscano de 380 anos e fica no Largo Marquês de Monte Alegre, 13 – Valongo.