Notícias

Campanha de multivacinação para crianças segue até o fim de outubro em Santos

06/10/2020
Campanha de multivacinação para crianças segue até o fim de outubro em Santos | Jornal da Orla

Duas campanhas de vacinação seguem até 30 de outubro: multivacinação, para atualização da caderneta, e contra poliomielite (paralisia infantil), com doses de reforço (gotinha) para todas as crianças com menos de 5 anos – desde que estejam com o esquema de vacinação contra essa doença completo (caso haja doses da poliomielite em atraso, é necessário completar o esquema vacinal).

 

A multivacinação é destinada às crianças e também aos adolescentes de até 15 anos que estejam com vacinas em atraso, em especial doses contra o HPV e a meningite ACWY. 

 

Em Santos, as doses estarão disponíveis em 31 policlínicas, de segunda a sexta, das 9h às 16h e, aos sábados, das 9h às 15h, nas unidades de saúde que abrem neste dia da semana (Vila Mathias, Bom Retiro, Nova Cintra e Aparecida).

 

O Dia D está marcado para 17 de outubro, com as policlínicas abertas das 9h às 16 e mais um posto móvel, das 10 às 14 horas, na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga).

 

O posto volante será voltado para a vacinação das crianças de até 5 anos que receberão a gotinha contra a poliomielite (doses em atraso devem ser aplicadas apenas nas policlínicas) e também para pessoas com mais de 15 anos que desejam se imunizar.

 

Além da vacina contra a paralisia infantil, estarão disponíveis no local doses da tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, hepatite B e dupla adulto.

 

COBERTURA VACINAL
Em virtude da pandemia de covid-19, a cobertura vacinal em Santos caiu em relação a anos anteriores. A meta, estabelecida pelo Ministério da Saúde, é manter uma taxa de 95% de imunização ao longo do ano.

 
Em crianças de até 1 ano, a cobertura vacinal acumulada de 2020 em Santos está em torno de 70%. A taxa diminui conforme a criança cresce: a imunização das crianças de 1 ano e meio está em torno de 69% e as de 4 anos, 40%.