Positividade

Sobre mente limitada

08/10/2020
Sobre mente limitada | Jornal da Orla

O homem criou uma característica na sua mente, onde ele acredita que a lógica e a razão são as maiores qualidades humanas e somente o que pode ser explicado racionalmente e cientificamente é verdadeiro.

 

O homem tem memória curta mesmo. Pouco se lembra que num passado, muitas verdades incontestáveis foram colocadas em teste e refutadas quando novas tecnologias surgiram. O que nos leva a crer que, só por que a tecnologia atual não consegue explicar certas coisas, elas não são verdadeiras? 

 

Tem um grupo de cientistas que se abriu à possibilidade de que as experiências espirituais e ilógicas são uma hipótese de que há uma verdade que ainda não é acessível à ciência com as tecnologias que possui hoje.

 

Não tem porquê serem descartadas sem a mínima possibilidade de investigação. Como se a simples abertura a essa sugestão afetasse a sua credibilidade. Mas a ciência é a busca por respostas através de um processo empírico. 

 

Cadê o olhar curioso e investigativo que move os verdadeiros cientistas? 

 

Como já sofremos em outras épocas do passado, o não querer se abrir a novas possibilidades, nem abrir a mente para perceber uma realidade (ainda) inexplicável, só torna tudo mais difícil de ser explorado e aprofundado. 

 

Quem aceita a possibilidade dessa outra realidade pode se intimidar em expor-se e sofrer os julgamentos que comentamos semana passada. O medo de passar pelo ridículo faz muita gente perder a coragem de assumir pontos de vista diferenciados do convencional. E ter sua credibilidade abalada.

 

E isso já ajuda a entrar na questão da ousadia. Quando a gente aprende a confiar na nossa própria decisão, nossa verdade e escolhas, agimos sem ligar para a opinião dos outros, a ponto de nos libertarmos de travas de comunicação que bloqueiam nossa prosperidade.

 

Você é o seu maior espectador. Se encante por si mesmo, curta a si mesmo. Olhe para si e confie no que você gosta. Acredite que você tem algo realmente interessante e válido, pois isso é um ponto bem importante para perceber sua vida como uma Vida Boa.

 

Caso contrário estará sempre se ressentindo consigo mesmo. Ansioso pela opinião dos outros e se calando, sem dar sua opinião.

 

O impulso expansivo da natureza, que está dentro de todos nós também, nos pede que a gente abra o canal para a livre expressão de si. Aprofundar na nossa mente, nas nossas próprias crenças, valores e princípios que permite essa expansão.

 

A experiência pessoal é única. E tenho entendido a vida cada vez mais como um grande experimento empírico. Vamos aprendendo conforme vamos experimentando. E quanto menos limitamos a nossa mente, quanto mais nos abrimos à todas as possibilidades do que pode ser, vamos enriquecendo a nossa vida.

 

Vamos acessando um mundo tão poderoso e misterioso. E por experiência própria, sinto real.

 

O cérebro humano é extremamente subaproveitado. Conforme vamos meditando, realizando práticas específicas com constância e consistência, vamos destravando áreas que permitem à gente acessar esses outros níveis que não estão acessíveis para quem não trabalha a mente.

 

Pessoas com poder e pouca consciência são muito perigosas. Unir coragem, autoconfiança e falta de caráter é um grande mal para o mundo. Vemos muitos desses em cargos de liderança de governos e empresas capitalistas.

 

Pessoas geralmente de mente poderosa, mas pequenas. Egocêntricas e egoístas. Imagina se fossem guiadas pelo coletivo? Se não houvesse egoísmo, poderíamos estar anos à frente do nosso desenvolvimento enquanto sociedade.

 

Partilhando conhecimento, co-criando em grupos multidisciplinares, inovando pelo bem-estar coletivo e sistêmico. 

 

Para essa semana eu vou passar uma meditação que tem uma força incrível de ativar áreas de compaixão e empatia no nosso cérebro. É a meditação da bondade-amorosa. 

 

A bondade amorosa fez parte de um estudo científico que comprovou que a prática diária por dois meses, aumenta nossa saúde, vitalidade, e a sensação de bem-estar no corpo. E atua na fisiologia do cérebro, tornando-o mais otimista e Positivo. 

 

Uma proposta de trazer ao nosso coração o foco aos nossos relacionamentos, trazendo a perspectiva de que assim como nós, cada ser só está querendo ser feliz. E que por mais besteiras que tenham feito, podemos levar em conta que suas atitudes foram guiadas por essa sua necessidade. Olhar as intenções positivas escondidas dentro dessas atitudes distorcidas.

 

Essa prática nos leva a incluir e agregar, ao invés de excluir. Focar no bom, ao invés do mal. O que aconteceria se você se abrisse a esse novo olhar? O mundo pode se iluminar diante de seus olhos.

 

As frases utilizadas estão longe de serem perfeitas, mas funcionam como conduítes, abrem um canal de amorosidade dentro de quem praticar. Ampliando os horizontes e abrindo o coração. 

 

Essa é uma versão baseada no mantra Om Sarve Bhavantu Sukhina. Desejando que todos os seres sejam felizes:

 

Feche os olhos e sente-se confortavelmente. Com seus pés apoiados no chão e a postura ao mesmo tempo relaxada e firme. Relaxe todo seu corpo. Mantenha os olhos fechados durante todo o exercício de visualização. Não faça esforço de concentração, é só relaxar e seguir as instruções.

 

Inspire profundamente, e expire. Procure focar o máximo em sua respiração, e caso sinta que dispersou por alguns instantes, não tem problema, é só trazê-la de volta e continuar acompanhando a meditação.

 

Se imagine em na natureza. Um lugar que te traga paz e segurança. Ande pelo espaço, e busque um local para se sentar.

 

Agora, deixe vir a esse espaço uma pessoa que você ama muito, e que só em pensar nela te traga um sorriso ao rosto. E repita mentalmente as seguintes frases:

 

Que você seja feliz

 

Que você seja saudável

 

Que você esteja em paz

 

Que você alcance plena sabedoria

 

Que você se sinta abençoado

 

Pense agora em seus familiares. Pessoas queridas, que façam você se sentir bem em estar próximas a elas:

 

Que vocês sejam felizes

Que vocês sejam saudáveis

Que vocês estejam em paz

Que vocês alcancem plena sabedoria

Que vocês se sintam abençoados

 

Convide agora aos seus pensamentos, pessoas do seu cotidiano, que costuma interagir com frequência:

Que vocês sejam felizes

Que vocês sejam saudáveis

Que vocês estejam em paz

Que vocês alcancem plena sabedoria

Que vocês se sintam abençoados

 

Chame agora alguma pessoa que você sinta que tem algum tipo de conflito. E deseje também a essa pessoa:

Que você seja feliz

Que você seja saudável

Que você esteja em paz

Que você alcance plena sabedoria

Que você se sinta abençoado

 

Amplie até onde conseguir, seus pensamentos a família global humana:

Que vocês sejam felizes

Que vocês sejam saudáveis

Que vocês estejam em paz

Que vocês alcancem plena sabedoria

Que vocês se sintam abençoados

Que todos se enxerguem como Um.

 

Nesse instante, se conecte aos irmãos animais, aos seres vegetais e aos minerais que compõem o corpo da Terra e a eles deseje:

Que todos sejam felizes

Que todos sejam saudáveis

Que todos estejam em paz

 

E agora volte a atenção a si. E com muito carinho deseje-se:

Que eu seja feliz

Que eu seja saudável

Que eu esteja em paz

Que eu alcance plena sabedoria

Que eu me sinta abençoado

Que eu me enxergue em união com o Todo

Que o amor seja a essência do meu Ser.

 

E nesse sentimento de conexão, retome lentamente a atenção ao seu corpo físico. Comece sentindo os seus pés e mãos. Movimente-os suavemente. Ative gentilmente seu corpo, e quando se sentir confortável, abra lentamente os seus olhos.

Para mais conteúdo como esse, e também ofertas de serviços que utilizam dessas visões e ferramentas, acesse o instagram @prazer, SoulJu

 

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.