Notícias

Santos terá vacinação e exame Papanicolau neste sábado

15/10/2020
Santos terá vacinação e exame Papanicolau neste sábado | Jornal da Orla

Neste sábado (17), 30 policlínicas e posto volante na Praça das Bandeiras estarão funcionando para promover vacinação. As unidades também estarão com as portas abertas para a coleta de Papanicolau, para detecção precoce de câncer ginecológico.

 

VACINAÇÃO
Das 9h às 15h, será realizada atualização da carteira vacinal de crianças e adolescentes com doses em atraso, e contra a poliomielite (paralisia infantil), voltada para crianças de até cinco anos que estão com a caderneta completa, mas devem tomar uma dose de reforço (gotinha).
 

Os adultos também poderão se prevenir de várias doenças por meio das vacinas (confira abaixo as vacinas que devem ser oferecidas de acordo com a idade).

 
Haverá também posto volante de vacinação, na Praça das Bandeiras, orla do Gonzaga, das 10h às 14h, apenas para maiores de 15 anos e crianças que irão tomar apenas o reforço contra a poliomielite.
 

Além da vacina contra a paralisia infantil, estarão disponíveis no local doses da tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, hepatite B e dupla adulto.

 

CÂNCER ENTRE MULHERES
Das 9h às 15h30, as policlínicas realizarão a coleta de Papanicolau das mulheres entre 26 e 64 anos de idade que foram à unidade de referência do seu bairro neste sábado (17). Caso a procura seja superior à capacidade atendimento da unidade, a coleta será agendada.

 
No local, ainda será realizado exame manual das mamas pela equipe de enfermagem e as mulheres com mais de 40 anos podem agendar a mamografia, que é realizada durante a semana.

 
Na ocasião estão previstas ainda atualização da carteira vacinal das mulheres. Aquelas que não puderem aproveitar o serviço nessa data, poderão buscar atendimento nas policlínicas nos demais dias.

 

PREVENÇÃO À COVID-19
Todos os protocolos preventivos contra a covid-19 serão seguidos nas policlínicas, como controle de acesso com aferição de temperatura, fila do lado de fora da unidade com distanciamento de 1,5m entre as pessoas, disponibilização de uso de álcool em gel, obrigatoriedade do uso de máscara, equipes com material de proteção individual e reforço da limpeza.

 
Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde: confira as vacinas que devem ser tomadas, de acordo com a idade:

 
Ao Nascer
 – BCG
 – Hepatite B

 
2 meses
 – Pentavalente (1ª dose)
 – Poliomielite injetável (1ª dose)
 – Pneumocócica 10 Valente (1ª dose)
 – Rotavírus humano (1ª dose)

 
3 meses
 – Meningocócica C (1ª dose)

 
4 meses
 – Pentavalente (2ª dose)
 – Poliomielite injetável (2ª dose)
 – Pneumocócica 10 Valente (2ª dose)
 – Rotavírus humano (2ª dose)

 
5 meses
 – Meningocócica C 

 
6 meses
 – Pentavalente 
 – Poliomielite (injetável) 

 
9 meses
 – Febre amarela

 
12 meses
 – Tríplice viral 
 – Pneumocócica 10 Valente 
 – Meningocócica C 
 

15 meses
– DTP 
 – Poliomielite oral
 – Hepatite A
 – Tetraviral

 
4 anos
 – DTP 
 – Poliomielite oral 
 – Varicela

 
9 a 14 anos
– HPV

 
11 e 12 anos
– Meningocócica ACWY

 
A partir dos 10 anos

– Hepatite B – 3 doses (a depender da situação vacinal anterior)
 – Febre Amarela – 1 dose (a depender da situação vacinal anterior)
 – Dupla Adulto (dT) (previne difteria e tétano) – Reforço a cada 10 anos
 – Tríplice viral (previne sarampo, caxumba e rubéola) – 2 doses (de acordo com a situação vacinal anterior)
 – Pneumocócica 23 Valente  (apenas para grupos-alvo específicos, com prescrição médica)