Notícias

Pesquisa indica Rogério com 30chr37 e empate triplo no segundo lugar

17/10/2020
Pesquisa indica Rogério com 30chr37 e empate triplo no segundo lugar | Jornal da Orla

Com uma semana de horário político gratuito no rádio e TV, o candidato do PSDB, Rogério Santos, aparece em primeiro lugar na corrida pela Prefeitura de Santos, com 30% das intenções de voto. A disputa pelo segundo lugar é acirrada: há um empate técnico triplo, dentro da margem de erro, entre os candidatos Banha (MDB), com 11%; Vicente Cascione (Pros), com 10,2%, e Ivan Sartori (PSD), com 8,8%. 

João Vilela (Novo) vem a seguir, com 2,5%. Os demais candidatos apresentam números inferiores a 2% (confira quadro). Luiz Xavier (PSTU) não foi citado. 

Os eleitores que pretendem votar em branco ou nulo somam 11% e 18,8% ainda estão indecisos.

 

É o que revela a pesquisa estimulada (quando são apresentados os nomes dos candidatos) realizada pela APPC (Consultoria e Pesquisa), a pedido do Jornal da Orla, entre os dias 13 e 15 junto a 500 eleitores da cidade de Santos. As entrevistas foram feitas por telefone e definidas por cotas de sexo, idade, escolaridade e região. A margem de erro é de 4,38 pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE – SP sob o número 01341/2020.

Coordenador da pesquisa, o cientista político Jairo Pimentel destaca que o horário político gratuito no rádio e na TV foi o principal fator para a mudança no atual cenário em relação às pesquisas divulgadas anteriormente.

“Aos poucos os eleitores foram tomando conhecimento de que Rogério Santos é o candidato do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que é bem avaliado, e que também tem o apoio de outras lideranças importantes, como os deputados Kenny e Rosana Vale e o ex-prefeito Papa. Além disso, ele tem o maior tempo da propaganda eleitoral no rádio e na TV”.

Pimentel destaca, também, que a disputa pelo segundo lugar está bastante acirrada entre os candidatos Banha, Cascione e Sartori.

 

Candidato do PSDB também lidera na espontânea

 

Na pesquisa espontânea (quando não são apresentados os nomes dos concorrentes), o candidato do PSDB, Rogério Santos, também aparece na liderança, com 21,2% das intenções de voto. Na briga pelo segundo lugar o cenário se repete, com um empate técnico triplo, dentro da margem de erro, entre Banha (7,7%), Sartori (6,5%) e Cascione (4,9%).

O atual prefeito, Paulo Alexandre Barbosa, que não pode concorrer a um terceiro mandato, é citado por 2,6% dos entrevistados. A seguir, o candidato do PT, Douglas Martins, com 1,2%, e João Vilela, do Novo, com 1,1%. Os demais aparecem com menos de 1%.