Digital Jazz

George Benson – AUTOBIOGRAFIA

03/10/2020
George Benson – AUTOBIOGRAFIA | Jornal da Orla

O guitarrista e cantor americano George Benson lançou em 2014, pela editora Da Capo Press nos Estados Unidos, sua autobiografia escrita em conjunto com Alan Goldsher, renomado crítico de música e cultura da cidade de Chicago.

O livro é distribuído em 8 capítulos e teve o prefácio assinado pelo premiado comediante, ator, cantor, músico, produtor e escritor Bill Cosby.

O livro conta várias passagens de sua vida, que começou com uma infância muito difícil pelas ruas da cidade de Pitsburgh, onde nasceu e morou.

Sua mãe, Emma, passou por algumas necessidades financeiras e criou Benson ao lado do padrasto Tom Collier, que foi um personagem muito importante na sua formação. Ele era guitarrista amador e presenteou George Benson com o seu primeiro Ukulele e uma guitarra feita à mão, além de mostrar as primeiras gravações do pioneiro da guitarra do Jazz, Charlie Chrstian.

Benson foi uma criança prodígio, autodidata e aos 7 anos começou a tocar nas ruas em troca de alguns trocados para sobreviver. 

Desde cedo, era fã do pianista e cantor Nat King Cole, que, para ele, sempre foi um grande "showman" e seu grande ídolo.

Sua estreia como profissional foi no 1964, ao lado do quarteto do organista Jack Mcduff, quando gravou um disco clássico e realizou sua primeira turnê profissional.

Em 1966, o lendário produtor John Hammond, assinou com ele seu primeiro contrato pela Columbia Records, um dos maiores selos do Jazz naquela época.

 

Outro momento importante da sua carreira, foi no ano de 1976, quando gravou pelo selo Warner Bros., o disco Breezin', produzido por Tommy Lipuma, que lhe rendeu seu primeiro prêmio Grammy. 

Foi um divisor de águas na sua carreira e a partir deste disco icônico, Benson se tornou um artista comercial e muito conhecido. E isso sempre foi o que ele perseguiu.

Diferente do seu grande ídolo Nat King Cole, que largou o piano para apenas cantar, Benson, nunca largou sua guitarra. Toca e canta até hoje, como poucos.

 

Uma história de vida vibrante, colorida, com grandes memórias e experiências boas e ruins. Um verdadeiro gênio para mim e uma referência na trilha sonora da minha vida.

 

 

 


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.