Digital Jazz

Série chr34Jazz – Ken Burnschr34

19/09/2020
Série chr34Jazz – Ken Burnschr34 | Jornal da Orla

A caixa com 4 DVDs traz 12 programas da série "JAZZ", de Ken Burns, um dos principais e mais premiados documentaristas dos EUA e foi lançada no Brasil em 2002 pela Som Livre. 

Feita em parceria com a BBC, a série custou mais de 13 milhões de dólares e levou mais de 6 anos para ser produzida. 

São 498 músicas e 2.400 fotos que traçam a trajetória do Jazz desde o seu início e tem mais de 12 horas e meia de duração. 

Na época do seu lançamento foi tão importante para a popularização do Jazz, assim como os Festivais da Record foram para a nossa MPB nos anos 60, tamanha a sua qualidade e abrangência.

É indispensável assistir com calma a cada um dos DVDs da coleção para que você descubra todo o fascínio da história humana e muito rica do Jazz.

 

 

O destaque vai para a cuidadosa e marcante edição de imagens (principalmente as fotografias e filmes raros da época), áudios incríveis, depoimentos de críticos, jornalistas e músicos. 

 

A Consultoria Musical ficou por conta do competente e versátil trompetista Winton Marsalis. Alguns dos personagens que você vai encontrar em várias minibiografias: Louis Armstrong, Duke Ellington, Dizzy Gillespie, Charlie Parker, Miles Davis, Thelonious Monk, John Coltrane, Glenn Miller, Chet Baker, Billie Holliday, Sarah Vaughan, Herbie Hancock e muitos outros. 

 

Tenho certeza de que você vai se emocionar ao ver uma centena de momentos raros e clássicos de um século inteiro da História do Jazz. 

 

Meu destaque vai para a sequência inédita dos saxofonistas Charlie Parker e Coleman Hawkins em 1950, um filme experimental do clarinetista Benny Goodman em 1929 e o super 8 caseiro do pianista e band-leader Duke Ellington ao lado da sua orquestra na estrada. 

 

É preciso ressaltar que alguns nomes importantes não fizeram parte do documentário. Nem por isso, a beleza e a sua real importância devem ser descartadas. Ainda é possível encontrar a caixa com a Série "Jazz" no mercado. Recomendo.