Notícias

Shabat e nossos compromissos

16/10/2020
Shabat e nossos compromissos | Jornal da Orla

No final de uma longa semana, nos reunimos em volta da mesa para recitar o Kiddush com familiares e amigos, e declaramos que o Shabat é um dia sagrado com um copo de vinho.  É um momento em que nossas preocupações mundanas se dissolvem no passado, e começamos a provar da fatia da eternidade que é o Shabat.   Mas há algo de intrigante nisso … por que estamos declarando o Shabat sagrado, continuamente?  Deus já não fez isso milhares de anos atrás, no início da Criação?  Este paradoxo leva a um dos segredos de Kiddush. 
 

O Kiddush é um dos rituais centrais do Shabat.  É uma benção dita sobre um copo de vinho toda sexta-feira à noite e sábado de manhã antes das refeições tradicionais.

Para muitas pessoas, as palavras e a melodia do Kiddush evocam algumas de suas memórias judaicas mais primitivas.

 

Recitar Kiddush é um cumprimento do mandamento bíblico de "lembrar o dia do Shabat e santificá-lo".  Os versículos e bênçãos que recitam no Kiddush proclamam a santidade do Shabat e remontam à criação de Deus no mundo.

 

Rabbi David Fohrman
Shabat Shalom

 

 


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.