Economia

SP e Guarujá assinam protocolo para o desenvolvimento do setor de petróleo e gás

19/10/2020
SP e Guarujá assinam protocolo para o desenvolvimento do setor de petróleo e gás | Jornal da Orla

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e a Prefeitura do Guarujá assinaram na quarta-feira (14) um protocolo de intenções com objetivo de atrair investimentos e desenvolver um polo de empresas no município para prestação de serviços de apoio à exploração de petróleo e gás natural do pré-sal. A cidade já possui grandes fornecedores de serviços especializados e de alta tecnologia para o setor.

 

Devido à localização geográfica estratégica, com fácil acesso de rodovias, ferrovia e aeroporto, o município possui vocação econômica para o desenvolvimento da atividade com facilidade para logística portuária, retroportuária, além da náutica, turismo e lazer.

 

Para o Governo de São Paulo, internalizar os benefícios sociais e econômicos que são gerados pelo setor vai estimular a prestação de serviços e tornar o Estado uma referência para empresas. “Essa semente colocada hoje é fundamental para o futuro do desenvolvimento da competitividade paulista nas atividades de exploração e produção de petróleo e gás”, comentou o secretário da SIMA, Marcos Penido.

 

Novos negócios

O crescimento da atividade no litoral paulista tem demandado ações, projetos e iniciativas de desenvolvimento de áreas para atração de novos investimentos. “Uma parceria que vai incentivar novos negócios e serviços especializados de alta tecnologia, consolidando Guarujá como a porta de entrada e saída das atividades offshore no Litoral Paulista. Somos a única cidade do Estado a realizar esse protocolo”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário do Guarujá, Rogerio Rudge Lima Netto.

 

A Prefeitura de Guarujá irá viabilizar a disponibilidade de áreas para a implantação dos novos investimentos, assim como aprimorar a legislação municipal para criar atratividade ao ambiente de negócios. O protocolo não envolve repasse de recursos financeiros e possui prazo de 36 meses.