Notícias

Confira a programação do festival O Som das Palafitas

20/10/2020
Confira a programação do festival O Som das Palafitas | Jornal da Orla

O festival O Som das Palafitas tem levado anualmente apresentações musicais – gratuitas – de nomes como Armandinho Macedo, Luiz Caldas, Geraldo Azevedo, Hamilton de Holanda e A Cor do Som ao Dique da Vila Gilda, em Santos, comunidade onde mais de 25 mil pessoas vivem sobre palafitas, a maior favela do gênero no país e uma das maiores da América Latina.

 

Em virtude da pandemia do coronavírus, o evento é realizado online este ano. Se há a perda do contato próximo entre artistas e público, por outro lado o evento pode ser  acompanhado em qualquer parte do mundo e ganha caráter filantrópico.

 

Durante os shows, transmitidos na página do Facebook da instituição no formato live, há um QR Code no qual as pessoas poderão fazer doações. O valor arrecadado será usado para a compra de equipamentos utilizados pela entidade e instrumentos para as oficinas musicais, e também para a reforma da fachada da entidade. 

 

Homenagem a Moraes Moreira

Outro diferencial é o aumento do número de atrações e também os destaques de alcance nacional. Em comum, todos os shows contarão ao menos com uma canção composta por Moraes Moreira, homenageado pelo projeto. O cantor e compositor baiano, que faleceu em 13 de abril, é um dos patronos do Arte no Dique.

 

O presidente do instituto, José Virgílio Leal de Figueiredo é conterrâneo de Moraes e foi amigo do autor de clássicos como Acabou Chorare, Preta Pretinha e Pombo Correio, entre muitos outros hits.  Moraes já se apresentou no espaço e batiza o estúdio da organização social. "Foi alguém fundamental na história do Arte no Dique, que nos ajudou a abrir portas, trouxe credibilidade para a ONG e levou o nosso nome Brasil agora", ressalta José Virgílio.

 

Fase nacional

Após dez apresentações musicais com nomes importantes da música santista, acontece a fase nacional do festival O Som das Palafitas. A cantora Sandra de Sá abriu a gaenda no último dia 10, seguida de José Gil e Maria no dia 17.

 

Os shows seguem com os músicos do Charlie Brown Jr. (24 de outubro), Hamilton de Holanda  (31 de outubro),  Moreno Veloso  (7 de novembro), Gilmelândia e Luciano Calazans (14 de novembro), Davi Moraes (21 de novembro) e Armandinho Macedo (28 de novembro) formam o line up do evento. Este último também será o mestre de cerimônias destas apresentações. Os shows acontecem sempre às 20h, ao vivo, e são transmitidos pela página www.facebook.com/artenodique.