Notícias

O que são verrugas?

24/10/2020
O que são verrugas? | Jornal da Orla

São dermatoviroses, causadas por infecções virais da pele, muito comuns em crianças, podem afetar qualquer região da pele e das mucosas, e representam uma forma de infecção pelo papilomavírus humano (HPV), onde existem mais de 150 subtipos de HPV, alguns deles tendem a infectar locais específicos da superfície corporal. 

 

A transmissão do HPV ocorre por contato direto com pessoas, objetos infectados (alicate de cutícula) e superfícies contaminadas (piscina, academias de ginástica). Pequenas feridas são necessárias para a inoculação do HPV, motivo pelo qual as verrugas são mais comuns em áreas de traumas. É possível ocorrer autoinoculação por meio de pequenos ferimentos que servem de porta de entrada para o vírus, também há transmissão pelo contato sexual e pela via materno fetal no momento do parto. Após o contato, pode demorar semanas a meses para as lesões aparecerem.  

 

Clinicamente, classificamos as verrugas de acordo com sua localização e morfologia em: verruga vulgar, verruga plantar (conhecida como “olho de peixe”), verruga filiforme, verrugas planas e verrugas anogenitais.

 

Prevenção

A prevenção primária é impedir o contato com as fontes de transmissão do HPV. Evitar manipulação das verrugas, usar calçados em locais de banhos públicos e não compartilhar objetos de uso pessoal são indicados como cuidados preventivos. 

 

A vacina foi desenvolvida para proteger contra a infecção pelo HPV e suas doenças consequentes, e tem se mostrado eficaz e segura. Tendo em vista que os tipos 16 e 18 causam aproximadamente 70% dos cânceres de colo uterino e os tipos 6 e 11 causam aproximadamente 90% das verrugas anogenitais, a vacinação contra o HPV deve ser parte da rotina de imunização. 

 

O Programa Nacional de Imunizações brasileiro disponibiliza a vacina quadrivalente HPV4 que contempla os tipos 6, 11, 16 e 18 de HPV. São recomendadas duas doses com intervalo de 6 meses entre elas, para indivíduos entre 9 e 14 anos, e em três doses(0,1 a2 e 6meses) para maiores de 15 anos. Existe, fora do Brasil, a vacina 9-valente, que agrega mais tipos de HPV relacionados à oncogênese. 

 

Tratamento das Verrugas 

Apesar das verrugas serem autolimitadas, muitas não se resolvem rapidamente, sendo persistentes ou recidivantes, o que pode comprometer a qualidade de vida do paciente, causando constrangimento, ansiedade, dor ou desconforto local, além do possível comprometimento funcional da região acometida. 

 

Deve ser avaliada a capacidade de colaboração da criança, fazendo com que ela participe da escolha terapêutica conforme seu grau de compreensão e evitando procedimentos dolorosos em crianças de idade escolar e pré-escolar. 

 

Não há um tratamento ideal para todas as verrugas, o que determina a existência de várias opções terapêuticas. Tratamentos combinados  ou múltiplos diversos podem ser necessários até que a verruga cure completamente. A melhora clínica pode demorar muitos meses. Na suspeita de uma verruga consulte um médico dermatologista associado a SBD.

 

Foto: Freepik


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.