Significados do Judaísmo

Nosso Prêmio Nobel de Literatura – Isaac Bashevis Singer

21/10/2020
Nosso Prêmio Nobel de Literatura – Isaac Bashevis Singer | Jornal da Orla

Isaac Bashevis Singer foi um dos grandes contadores de histórias do século XX. Sua escrita é uma mistura única de moralidade religiosa e consciência social combinada com uma investigação de desejos pessoais.

 
Embora seu trabalho frequentemente assumisse a forma de parábolas ou contos baseados na tradição do século XIX, ele estava profundamente preocupado com os eventos de seu tempo e com o futuro de seu povo e sua cultura.

 
Isaac Bashevis Singer nasceu em 24 de julho de 1904 em Radzymin, Polônia. Seus pais eram judeus devotos, de famílias tradicionais de rabinos e o incentivaram a seguir a carreira de estudioso religioso.

 
Em 1921 ele se matriculou na Escola Rabínica, mas saiu apenas dois anos depois para trabalhar para uma revista literária iídiche.

 
Ainda que seus estudos rabínicos continuassem sendo uma forte influência sobre ele, Singer ansiava por fazer parte de uma comunidade literária.

 
Trabalhando como jornalista, tradutor e revisor, o autor começou a escrever contos paralelos. Em 1935, ele publicou seu primeiro livro, SATAN IN GORAY (1935).

 
Ambientada no século XVII na Polônia, época de violentos pogroms e do surgimento do falso messias Shabetai Zvi, é a história de Rekhele, uma infeliz moça histérica e epiléptica, como sua verdadeira irmã Hinde. Se acreditava que fosse possuída por um demônio. A experiência afetiva da moça consiste em ser abandonada e rejeitada. A história é um trabalho elaborado sobre a insanidade e desequilíbrio emocional.
 
No mesmo ano de seu primeiro livro, Singer seguiu seu irmão para a América. Em Nova York, Isaac Bashevis Singer começou a trabalhar para o THE JEWISH DAILY FORWARD, um jornal iídiche dedicado a questões de interesse para seus leitores recém-imigrados. 

 
Isaac B. foi influenciado por seu irmão mais velho, Israel Joshua Singer, que já era um articulista respeitado, e que contribuiu para a libertação espiritual do irmão mais novo e o contato com as novas correntes de agitação política, social e cultural.

 
Singer emigrou para os Estados Unidos em 1935, mas continuou a escrever em iídiche como se nunca tivesse deixado Varsóvia. 

 
Essa posição anti-assimiliacionista foi adotada por uma geração de escritores de ficção judeus, cujo amor pelo iídiche e pelo hebraico é claramente uma afirmação de identidade. Vários deles usavam o hebraico e o iídiche, muitas vezes sem tradução, como forma de delimitar o território judaico.

 
O choque entre tradição e renovação, entre outro mundo e fé e misticismo, de um lado, e pensamento livre, secularização, dúvida e niilismo, do outro, sempre foi um tema essencial nos contos e romances de Singer.

 
Durante a década de 1940, Singer publicou seu trabalho em vários periódicos e também em série no THE FORWARD. 

 
Ao longo de sua carreira, Singer continuaria a ser um colaborador e apoiador do THE FORWARD, que existe até hoje como um semanário.

 
Embora não seja principalmente nostálgico, o trabalho de Singer remonta a uma época anterior. O cenário de grande parte da obra foi sua Polônia natal, e a escrita abordou questões existenciais e espirituais por meio de contos populares e parábolas. 

 
Essas obras chamaram a atenção de vários escritores americanos, incluindo Saul Bellow e Irving Howe, que foram os grandes responsáveis não apenas por traduzir o trabalho de Singer, mas também por defendê-lo. 

 
Ao longo da década de 1960, Singer continuou a escrever sobre questões de moralidade pessoal. Um de seus romances mais famosos (devido a um remake de um filme popular) foi INIMIGOS: UMA HISTÓRIA DE AMOR, no qual um sobrevivente do Holocausto lida com seus próprios desejos, relações familiares complexas e a perda da fé. 

 
Na década de 1970, ele se tornou um grande escritor internacional. Após a Segunda Guerra Mundial, havia poucos escritores iídiches restantes e Singer não era apenas um defensor vocal da escrita iídiche, mas a figura principal nas letras iídiches. 

 
Ao longo da década de 1970, ele escreveu dezenas de histórias que eventualmente foram reunidas em livros e publicadas em iídiche e inglês, bem como em muitas outras línguas. 

 
Ele se diversificou, escrevendo memórias e livros infantis, bem como dois outros grandes romances ambientados no século XX, O PENITENTE (1974) e SHOSHA (1978).

No mesmo ano de sua publicação de SHOSHA, Singer ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. 

 
Para muitos, este prêmio foi agridoce, pois chamou a atenção mundial para um idioma importante, ao mesmo tempo que parecia sinalizar o fim do idioma.

 
Combinando sensibilidade psicológica sutil, profunda simpatia com as excentricidades do folclore judaico e uma infalível percepção do heroísmo da vida cotidiana, Singer trouxe para o mundo de língua inglesa o ambiente vibrante do judaísmo polonês antes do Holocausto e forneceu uma imagem dessa humanidade e de sua cultura, insuperada até hoje.

 
As paixões e manias são personificadas em Singer como demônios, espectros, fantasmas e todos os tipos de poderes infernais ou sobrenaturais do rico depósito da imaginação popular judaica. 

 
Esses demônios não são apenas símbolos literários gráficos, mas também seres reais e tangíveis – Singer, de fato, dizia que acreditava na presença física deles. 

 
A Idade Média surge em sua obra e permeia o presente. A vida cotidiana se entrelaça com maravilhas, a realidade fiada dos sonhos, o sangue do passado com o momento em que vivemos. 

 
Muitos de seus personagens entram com autoridade inquestionável no Panteão da literatura, onde vivem os companheiros eternos e figuras míticas, trágicos e grotescos, cômicos e comoventes, pessoas estranhas e maravilhosas de sonho e tormento, baixeza e grandeza.

 
Em seu discurso de aceitação do Nobel, I.B. Singer encorajou seus colegas escritores a se verem ao mesmo tempo artistas e profetas, uma combinação de duas ocupações tradicionalmente judaicas.

 
Singer recebeu o prêmio com modéstia: “Ontem eu era um escritor iídiche, hoje sou agraciado com o Nobel, amanhã serei um escritor iídiche. Sou grato (pelo prêmio), mas ao mesmo tempo sinto pelos escritores maiores do que eu que não o receberam”.

 
O renomado escritor judeu morreu em 1991, na Flórida.

 

 


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.