Criar e Construir

Uma realidade cada vez mais aumentada. E animada!

21/10/2020
Uma realidade cada vez mais aumentada. E animada! | Jornal da Orla

Os avanços tecnológicos continuam a surpreender mesmo os mais antenados com as novidades do mercado e com mente aberta para as novas possibilidades. Limitados agora a praticamente descrever o que está chegando nos próximos meses, os “profetas” e “videntes” – como eu me atrevo a ser incluído, com as devidas ressalvas – podem apenas pensar em novos usos para as novidades que chegam.

Coloquei entre aspas as duas palavras porque o meu trabalho, como jornalista, não é de usar supostos poderes extrassensoriais ou capacidades mágicas, mas apenas de pesquisar o que vem surgindo e contar aos leitores.

E uma das tecnologias que chamam a minha atenção, pelas imensas possibilidades que trazem, é a da animação tridimensional interagindo com as pessoas em ambientes de realidade aumentada.

Parece complicado dito assim, mas lembra quando ia ao cinema e lhe entregavam óculos com lentes verdes e vermelhas, para você ver um filme em terceira dimensão? Ou, no caso dos nascidos ali pelos anos 50 do século passado, compravam uma revista em quadrinhos com esses óculos de papel e plástico, para obter esse efeito de profundidade nas imagens impressas?  Os jovens dos anos 90 devem recordar das máscaras de imersão em realidade virtual para uso em certos jogos eletrônicos – e da dor de cabeça que causavam. E, mais recentemente, lembram-se quando surgiram alguns televisores com essa capacidade de visão 3D usando instrumentos semelhantes?

Pois é: aboliram os óculos especiais. A tecnologia agora permite fazer uma baleia jubarte aparecer nadando no meio de um salão lotado de gente, com iluminação natural, e isso tudo ser fotografado e filmado por qualquer celular moderno.

Nos últimos dias, recebi via redes sociais dois vídeos que mostram o crescente uso dessa tecnologia sem a necessidade de super instalações de laser. Por exemplo, no restaurante de um navio transatlântico, um restaurante entretém os clientes projetando nas mesas um vídeo 3D em que um ‘chef’ em miniatura prepara uma sobremesa gelada – um dos clientes até que tenta pegá-la com uma colher… Terminado o vídeo, os garçons chegam com a mesma sobremesa para servir aos comensais.

No aeroporto de Bruxelas, durante uma exposição de arte, o público vê um dos anjos do pintor Rubens “escapar” da tela e sair passeando, empurrando portas e fazendo outras estrepolias no ar.

E daí? Imagine que você está no consultório de um pediatra, com a criançada irrequieta, e começa a ser apresentado um vídeo 3D. Clientes fidelizados, não é?

E se, em um prédio qualquer, figuras 3D conduzirem os visitantes até o local de identificação, o elevador? E se, num centro comercial, os potenciais consumidores forem todos “chamados” para uma determinada loja ou lanchonete (azar das demais que não criarem atrativos…)? E se, numa palestra ou peça teatral, o público for convidado a interagir com figuras que passeiam entre as cadeiras dos espectadores? E se, na rua, os pedestres forem convidados por figuras 3D de um personagem famoso a acompanhá-los até a bilheteria do cinema? E se, para animar uma festa infantil em casa, um vídeo de animação 3D for projetado para chamar as crianças ao local onde será cantado o “parabéns”? 

E se…? Deixo aos inteligentes leitores as reticências, para preencherem com suas próprias ideias. Quantos novos negócios podem surgir, para quem quiser pesquisar mais sobre como produzir, contratar e apresentar esse material? As lâmpadas da inspiração, mesmo agora em LED, continuam se acendendo, para quem tiver a energia de criar e construir o próprio futuro.

 

Apresentação tridimensional no aeroporto de Bruxelas. Veja o vídeo em https://youtu.be/JREE37Q5cNM  
Imagem: captura de tela/Skullmapping – Filip Sterckx

 


Macacos invadem uma galeria. Veja o vídeo em https://youtu.be/QKjcrtNtjs4 
Imagem: captura de tela/Skullmapping – Filip Sterckx

 

“Le Petit Chef” prepara a sobremesa, no restaurante de um transatlântico. Veja o vídeo em https://youtu.be/LXyX-OvZlUg 
Imagem: captura de tela/Skullmapping – Antoon Verbeeck

 

Petit Chef” e seus amigos participam de uma competição gastronômica no restaurante de navio da Celebrity Cruises. Veja o vídeo em https://youtu.be/l3LJYY4KI8g  
Imagem: captura de tela/Skullmapping
 

 

 

 


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.