Notícias

SP abre inscrições gratuitas para aula sobre Ensino Superior inclusivo

22/10/2020
SP abre inscrições gratuitas para aula sobre Ensino Superior inclusivo | Jornal da Orla

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Universidade Estadual Paulista abriram as inscrições gratuitas para o “Webinário Internacional Ensino Superior Inclusivo: como garantir o acesso e permanecia de alunos com deficiência”, que será realizado no dia 29 de outubro, das 16h às 18h, com transmissão no canal do YouTube da TV Unesp.

 

A iniciativa irá abranger a experiência e abordagem internacional, em que serão apresentados os principais desafios à garantia do ensino superior inclusivo, boas práticas e novos recursos de acessibilidade e inclusão para melhorar o acesso e permanência do aluno com deficiência.

 

Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, hoje no Estado de São Paulo, os alunos com deficiência no ensino superior representam 0,45% dos universitários. Além disso, apenas 12% deles estudam em instituições públicas.

 

Temas

Com especialistas de áreas nacionais e internacionais, o webinário retratará reflexões em quatro temas: “Design Universal para aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior (IES) Europeias”; “A inclusão no ensino superior em Portugal”; “Perspectivas para o ensino superior inclusivo no Brasil: das rotas dos sujeitos à emergência de saberes” e “Práticas desenvolvidas pelas Universidades Públicas Paulistas”.

 

A transmissão será acessível, contará com intérprete de libras e tradução para a língua portuguesa. As inscrições são gratuitas. Para o cadastro, mais informações e apresentações dos palestrantes, acesse o link: https://forms.gle/TEuT7ro3LT4hgy9p6.