Notícias

Exposição (Re)Inventar reúne obras de mais de 30 artistas no Sesc Santos

27/10/2020
Exposição (Re)Inventar reúne obras de mais de 30 artistas no Sesc Santos | Jornal da Orla

Trajetórias singulares de artistas inventivos, cujas criações ampliaram o universo da arte brasileira, estão no cerne da exposição (Re)Inventar – Artistas Criadores, em cartaz até 12 de dezembro no Sesc Santos. Com curadoria de Angela Mascelani, a mostra apresenta mais de 200 obras que integram o acervo do Museu Casa do Pontal, do Rio de Janeiro, criações de cerca de 33 artistas populares do Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Pernambuco. 

Inicialmente prevista para acontecer entre os meses de março e julho deste ano, a mostra, que teve sua abertura adiada devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, agora pode ser visitada gratuitamente pelo público de terça a sexta-feira, das 15h às 20h45 e aos sábados, das 10h às 13h50. As visitas acontecem mediante agendamento prévio pelo site sescsp.org.br/santos, com duração máxima de 1 hora e 15 minutos e o uso de máscara facial é obrigatório para todas as pessoas, durante todo o período. 

A exposição reúne artesanatos, esculturas, obras em suportes diversos e convida o público a conhecer as diferentes trajetórias inventivas dos artistas. Assim, o visitante conhece a trajetória artística de Mestre Vitalino, do Alto do Moura (PE) ou de Rosa Gomes da Silva, do Vale do Jequitinhonha (MG), de onde também vem Dona Isabel (Isabel Mendes da Cunha) que aprendeu a moldar o barro em família. Além de poder revisitar o trabalho do inventivo Mestre Molina, cuja obra que utilizava pequenos motores, madeira, tecido e silicone ganhou notoriedade dentro e fora do estado de São Paulo.

Orientações de segurança para visitantes
Para diminuição do risco de contágio e propagação do novo coronavírus, conforme as orientações do poder público, foram estabelecidos rígidos processos de higienização dos ambientes e adotados suportes com álcool em gel nas entradas e saídas dos espaços. A capacidade de atendimento das exposições foi reduzida para até 5 pessoas para cada 100 m², com uma distância mínima de 2 metros entre os visitantes e sinalizações com orientações de segurança foram distribuídas pelo local.

 

A entrada na unidade será permitida apenas após confirmação do agendamento feito no portal do Sesc São Paulo. A utilização de máscara cobrindo boca e nariz durante toda a visita, assim como a medição de temperatura dos visitantes na entrada da unidade serão obrigatórias. Não será permitida a entrada de acompanhantes sem agendamento. Seguindo os protocolos das autoridades sanitárias, os fraldários das unidades seguem fechados nesse momento e, portanto, indisponíveis aos visitantes.

 Serviço:
(Re) Inventar – Artistas Criadores
Local: Sesc Santos –  Rua Cons. Ribas, 136
Período expositivo: até 12 de dezembro
Funcionamento: De terça a sexta-feira, das 15h às 20h45, e aos sábados, das 10h às 13h50