Notícias

Machismo é o maior causador do câncer de próstata

31/10/2020
Machismo é o maior causador do câncer de próstata | Jornal da Orla

Por mais difícil que seja acreditar, ainda existem, em pleno século 21, homens que morrem de câncer de próstata por ignorância e machismo. E é muita gente. No Brasil, esta doença é causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que um brasileiro morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

Saber o quanto antes
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para saber ser precisam ser submetidos ao exame de toque retal.

Ao examinar a próstata, introduzindo o dedo no ânus do paciente, o médico consegue avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

 

Tratamento
O tipo de tratamento depende de aspectos como estado de saúde do paciente e o estágio de desenvolvimento da doença. Em casos de tumores de baixa agressividade, é feita a vigilância ativa, na qual o monitoramento da evolução da doença é feito em intervalos de tempo menores. 

 

O que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

 

SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA

O câncer de próstata é mais uma doença silenciosa. Os sintomas só aparecem quando os tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Daí a importância do exame periódico para se fazer o diagnóstico logo no início da manifestação da doença que, quando não mata, deixa sequelas importantes. 
• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
 

FATORES DE RISCO

• Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• Obesidade.