Notícias

Atenção ao pé diabético!

07/11/2020
Atenção ao pé diabético! | Jornal da Orla

Uma das situações mais dramáticas que podem ocorrer a um diabético é o agravamento de uma infecção que leve à necessidade de amputar o pé (ou parte dele). 

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), dos 16 mihões de brasileiros diabéticos, 25% deles terão, ao menos uma vez na vida, feridas nos membros inferiores, decorrentes de complicações —metade destes acabam infeccionando. 

A dificuldade de cicatrização de feridas causada pelo problema pode levar a um quadro chamado pé diabético. Estas feridas surgem porque o diabético sofre perda da oleosidade natural da pele, levando a ressecamento e rachaduras, que são potenciais focos de infecção.

A angiologista e cirurgiã vascular Roberta Campos orienta como prevenir e tratar o pé diabético.

 

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

• Avaliação frequente dos pés: o autoexame diário é importante para detectar micoses, escoriações e úlceras.
Higiene: lavar diariamente os pés, com sabão não abrasivo, secar muito bem e hidratar. Manter as unhas aparadas, sempre em corte reto;
Cuidados especiais: é muito importante secar entre os dedos para evitar a proliferação de fungos e bactérias, e não utilizar cremes hidratantes nessa região. Evitar qualquer situação que possa machucar os pés, como andar descalço.