Positividade

Sobre Critérios e Curiosidade

29/10/2020
Sobre Critérios e Curiosidade | Jornal da Orla

Continuo essa semana falando sobre Forças e Virtudes de Caráter, seguindo com a Virtude da Sabedoria e do Conhecimento, falo sobre a Força que é ter Critério e Curiosidade.

Quando falamos em critério, estamos nos dirigindo a capacidade de analisar e examinar as situações da Vida por todos os lados. É um julgamento, a palavra se origina de um vocábulo grego com o significado julgar, então é sobre saber julgar suas escolhas de maneira que estejam alinhadas com seus valores e vontades.

No texto que falamos sobre Flow, comentamos sobre como a nossa personalidade, quando toma conta, sempre analisa e percebe uma situação a partir de seus critérios individuais, sejam eles autênticos ou reproduções. Não vou entrar nessa questão nesse texto. Mas somos naturalmente críticos enquanto seres humanos.

Gosto ou não de algo, isso é bom ou ruim, me sinto à vontade ou não com determinada coisa ou pessoa. Enfim, o que não podemos é nos fechar em excessos de críticas que façam a gente perder oportunidades de expandir nossa visão de mundo. Ou até mesmo deixar de viver nossas escolhas, por medo de críticas dos outros, porque o crítico interno pode se tornar bem duro e cruel também. Não use essa força para o lado negro, não a use para reafirmar seus preconceitos sobre si mesmo, algo ou alguém.

Ou seja, tenha critérios, mas não deixe que eles se excedam e engessem suas ações. Use-os como apoio em momento de tomadas de decisão. Quem tem essa força de caráter mais destacada, busca uma visão multifocal, para assim ter mais alternativas. Se mostrando frequentemente também mais satisfeito com as escolhas tomadas.

Vamos dar uma conceituada? O que para você significa critério?

Quão importante para você é ter critérios? Sente que no dia a dia seus critérios influenciam muita na sua tomada de decisões?

Tem algum tipo de decisão que você costuma tomar sem usar muito de seus critérios? Como se sente quando isso acontece?

Passando agora para a curiosidade, nos conectamos com a Força que envolve o interesse em conhecer coisas novas.

Lembro que quando eu era criança eu amava fazer perguntas. Lembro de ter tido uma vez o pensamento de não entender o porquê os adultos não perguntarem quando não sabiam de alguma coisa. Infelizmente hoje em dia eu sei…

Vergonha de parecer meio burra é um desses motivos. Como se a gente tivesse que saber de tudo né!?

O olhar curioso, investigativo, maravilhado e interessado surge quando a gente se conecta com a noção de que tudo que existe agora já está diferente do que sempre foi, e do que sempre será, de que esse momento é único e insubstituível. Há a visão para viver com mais abertura às experiências. E às relações, pois se você se percebe em constante mudança, seus pensamentos, suas ações e opiniões mudam com certa frequência, as pessoas com quem se relaciona também, e isso pode trazer uma postura de relacionamento diferente daquela de colocar os outros em ideias fixas de serem isso ou aquilo na sua mente e lá eles ficam para sempre encaixotados.

Quem é curioso, absorver um novo conhecimento ou experimentar uma nova vivência é super prazeroso. Essa força é um dos pontos chave para pessoas que sejam buscadoras de autodesenvolvimento.

Um ser curioso é um questionador de nascença. Sempre à procura de respostas diferentes, os curiosos tendem a aceitar melhor as circunstâncias e se colocarem em busca de soluções inovadoras para estas. Há sempre uma ótica nova a se explorar!

Você consegue entender em quais relações e situações se permite ser mais ou menos curioso? 

Você, assim como aconteceu comigo, percebe que crescer afetou seu grau de se deixar expressar a curiosidade?

Saiba quando, onde e com quem usar dessa força de caráter. Ninguém gosta de um bisbilhoteiro, ou de perguntas indiscretas em momentos inapropriados. Saiba dosar seu grau de curiosidade.

Semana que vem continuaremos a falar sobre a virtude Sabedoria e Conhecimento, com as Forças Amor ao Aprendizado e Perspectiva.

 

Para explorar mais conteúdos como esse, e para conhecer serviços que utilizam dessas visões e ferramentas, acesse o instagram @prazer, SoulJu.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.