Positividade

Sobre Amor ao Aprendizado e Perspectiva

05/11/2020
Sobre Amor ao Aprendizado e Perspectiva | Jornal da Orla

Essa semana continuamos falando sobre virtudes, encerrando a virtude da Sabedoria e conhecimento. Vamos falar sobre as Forças de Caráter do Amor ao Aprendizado e da Perspectiva.

O amor ao aprendizado não deixa de estar relacionado, pelo menos a meu ver, a curiosidade, mas aquela curiosidade de descobrir novas informações, continuamente buscar novos conhecimentos, aprender nova técnicas e expandir suas capacidades.

Ao entrar em contato com algo novo, as pessoas com essa força são tomados por emoções positivas, como gratificação de alguém que conquistou e acessou algo totalmente novo. O maravilhamento comentado na semana passada. É um grande estimulante da evolução contínua. 

Algo muito bacana a observar nesta força, é que possibilita os indivíduos a enxergarem os problemas enfrentados como desafios a serem percorridos para o auto desenvolvimento, trazendo ressignificação e resiliência. Toda e qualquer situação de vida acaba sendo uma oportunidade de crescimento para pessoas com essa força destacada.

Não são daqueles que consomem muitos assuntos diferentes e se mantém na superficialidade deles, vão em busca de se aprofundar e conhecer aquilo que se determinaram em estudar.

Uma das maiores preocupações que me vem em mente em relação a essa força, é que, quando distorcida, acabamos virando os loucos dos cursos, consumindo várias coisas, e sem colocar em prática. Sempre achando que tem que saber mais, que “se eu fizer mais esse, aí sim eu vou saber realmente e poder começar a realizar”… não quem sei quem se identifica.

– Quais são as áreas de aprendizado que mais te estimulam a busca? Quais são mais ou menos interessantes pra você?

– Quais são as maneiras de aprender que mais te engajam?

É importante saber priorizar para não se “afogar” em muitas vivências e acabar não tendo tempo hábil de fazer tudo o que você se propôs.

Cuidado para não ser o sabichão. As vezes o entusiasmo pode ser tanto, que podemos falar sem parar sobre aquilo que amamos e não damos o espaço para os outros expressarem seus pontos de vista. Isso pode passar um ar de arrogância. Para equilibrar, podemos usar a força da empatia e da curiosidade para aprender com as outras pessoas as opiniões delas desses assuntos.

Caminhando agora para a Força da Perspectiva, se relaciona com todo aquele conhecimento que nós adquirimos sobre as coisas, e como ele nos faz enxergar as coisas de maneira diferente. Perspectiva é sobre transformar o conhecimento em sabedoria, em ações para a Vida.

Essa força amplia a nossa visão para que possamos perceber as situações da vida com mais confiança e tranquilidade. Nos traz mais clareza e consciência em frente ao que possamos estar enfrentando. E com isso, nos tornamos melhores conselheiros para os outros.

Pessoas com essa força sabem que são sábios, e sabem que são, pois primeiro analisam todas as informações sobre algo, antes de expressarem suas opiniões e darem seus conselhos. São de conhecimento apurado. E isso costuma ser reconhecido pelas pessoas que as rodeiam.

Isso pode causar também um certo recalque de pessoas que tenham uma característica mais superficial de assuntos que possam estar sendo tratados. 

Essa é outra força que pode correr o risco de estudar e estudar e não aplicar aquilo que se propôs a conhecer.

E você, como define sua maneira de transformar conhecimento em sabedoria na sua vida? Quais atitudes demonstram sua sabedoria?

Em ambas forças que discutimos aqui hoje, aproveite para buscar pessoas que tenham interesses semelhantes aos seus e as chame para conversas, compartilhe e troquem experiências. Você verá como será prazerosa e profunda essa conversa.

Para explorar mais conteúdos como esse, e para conhecer serviços que utilizam dessas visões e ferramentas, acesse o instagram @prazer, SoulJu.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.