Notícias

Nossos companheiros animais

21/11/2020
Nossos companheiros animais | Jornal da Orla

O Grande Arquiteto do Universo nada faz sem um propósito. 

Isso nos leva a indagar, contemplando a natureza, para que servem tantas formas de vida, tantas espécies estranhas e variadas.

De forma extraordinária, quanto mais mergulhamos a inteligência na pesquisa, mais maravilhados nos tornamos, ante a sabedoria de cada detalhe.

Quando olhamos para os animais e os vemos, de forma tão particular, compartilhando com os humanos a vida neste planeta e, quase sempre distribuindo o amor.

Admiramo-nos do mel produzido pelas abelhas, de tão diversificados sabores, segundo a fonte de que se utilizam.

Encantamo-nos com a resistência do fio tecido pela aranha; da engenhosidade da casa do João-de-barro; da estética dos ninhos das aves.

Quanta riqueza no reino animal! E quanto deles recebemos. .Dentre os animais domésticos, destacamos aqueles que são considerados nossos grandes companheiros: os cães e os gatos.

Suas fidelidades são incontestáveis. Muitas histórias já ouvimos daqueles que, morto o dono, seguem-lhe o corpo até o túmulo e ali se deixam ficar.

Ou daqueles que acabam sendo admitidos a visitas no hospital porque não abandonam a porta do local, onde se encontra o dono internado.

No lar, temos os que se transformam em verdadeiros guardiães das nossas vidas e dos nossos bens.

Alguns assumem o papel de babás das crianças, permitindo-se serem puxados de um lado a outro por elas, se submetendo às suas vontades, com uma paciência infinita.

E, quando o objeto da sua guarda adormece, eles se postam ao lado, velando pelo seu sono.

São esses animais que nos surpreendem, vez ou outra, dizendo-nos que, além do instinto, sentimentos existem em gérmen, em sua intimidade.

Um dos casos mais incríveis, é o da Dona Francisca Romero e de seu fiel escudeiro.

Dona Francisca, idosa, se encontrava em coma no hospital há vários dias, e permitiram que seu cachorro lhe visitasse todos os dias, abrançando-a com ternura.

Os médicos não estavam nem um pouco otimistas em relação a seu estado. Ela provavelmente jamais despertaria, mas seu cachorrinho não desistiu dela e permaneceu sempre ao seu lado na cama, à espera de um milagre. Durante um mês inteiro, lá estava ele.

De repente, para a surpresa de todos, a idosa abriu os olhos e a primeira coisa que disse foi: 

-Onde está o anjo branco que vinha aqui todo dia e me sussurrava que tudo ficaria bem?

 

[com base na Redação do Momento Espírita]

 

Que os animais têm um certo poder sobre nós, todos sabemos e já presenciamos. Isso tudo porque todo o amor e carinho que depositam em nós nos traz uma alegria sem comparação. Afinal, podemos brigar com eles, mas nada mudará.

O Grande Arquiteto do Universo dotou os animais de instinto e certa inteligência, o que lhes assegura a vida e a continuidade da espécie.

Entretanto, nessa análise mais profunda sobre os animais, torna-se perceptível o ensaio de sentimentos, que se revelam no zelo para com suas crias.

Na sua defesa chegam ao sacrifício da morte.

Pinceladas de amor conjugal se manifestam aqui e ali, algumas espécies revelando absoluta fidelidade.
Compaixão, dedicação, abnegação. 

Ensaios da vida. 

Com certeza, muito temos a aprender com nossos irmãos animais, dignos de nossos cuidados, de nosso respeito e de nossa gratidão.
 

 


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.