Esportes

O mundo se despede de Diego Maradona

26/11/2020
O mundo se despede de Diego Maradona | Jornal da Orla

O mundo do futebol está de luto pela morte de Diego Armando Maradona. Um dos maiores jogadores de todos os tempos, o argentino faleceu na quarta-feira (25), aos 60 anos, devido a um ataque cardiorrespiratório.

 

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, se despediu do craque. “Diego era a Argentina em todo mundo. Nos encheu de alegria. Nunca vamos poder lhe retribuir por toda essa felicidade”.

 

Quem também se pronunciou sobre Maradona foi o Papa Francisco. Segundo o Vaticano, o pontífice se lembra do ídolo do futebol e compatriota argentino com afeto e o mantém em suas orações. Além disso, a mídia oficial da Santa Sé o chamou de “poeta do futebol”.

 

O Rei do Futebol reconheceu a grandiosidade do argentino. “Que notícia triste. Eu perdi um grande amigo e o mundo perdeu uma lenda. Ainda há muito a ser dito, mas por agora, que Deus dê força para os familiares. Um dia, eu espero que possamos jogar bola juntos no céu”, escreveu Pelé em sua conta no Twitter.

 

O ex-presidente Lula publicou: "Fora da rivalidade esportiva, foi um grande amigo do Brasil. Só posso agradecer toda sua solidariedade com as causas populares e com o povo brasileiro. Maradona jamais será esquecido."

O ex-atacante Careca – que Maradona revelou ser o melhor companheiro de ataque que já teve – recordou a parceria entre eles no Napoli, da Itália, e a amizade entre eles, chamando o argentino de "irmão".

No Instagram, Lionel Messi escreveu que o ídolo "nos deixa, mas não se vai, porque Diego é eterno”. Já o português Cristiano Ronaldo disse que se despedia de um "amigo". "Parte demasiado cedo, mas deixa um legado sem limites e um vazio que jamais será preenchido. Descansa em paz, craque".

 

Também no Instagram, Neymar Jr. prestou homenagem a Maradona. "Sempre estarás em nossas memórias, você deixou o seu legado. FUTEBOL te agradece. Descanse em paz lenda".

Romário disse que, dos jogadores que viu em campo, Diego foi o melhor. "Nunca vou esquecer das risadas que demos juntos. Certamente, ele nunca foi um adversário. Me chamava de Chapolin e me tratava como irmão. Um menino, que se foi cedo demais".

Marta postou uma foto com o argentino e escreveu: "Arrasada, triste, chocada… Perdemos um dos Deuses da Bola. Gratidão por ter a honra de ter conhecido você: Meu Rei Hermano".

 

Walter Casagrande se emocionou em vídeo ao recordar a luta contra a dependência química travada por Maradona. "joguei a mesma época que o Maradona na Itália. Joguei com o irmão dele no Ascoli, então sempre tive muito contato. Sempre me tratou muito bem. Sempre tratou minha família muito bem. Eu sempre tive preocupação com esse problema da dependência química dele. É a mesma que eu tenho".

O ex-jogador Falcão lamentou a morte do ídolo argentino. Maradona foi um semideus do futebol. Com a bola, ele foi deus; sem a bola, foi humano."Don Diego" estará para sempre nas melhores lembranças dos apaixonados por futebol".

Mais homenagens
Atletas de outras modalidades demonstraram admiração pelo argentino, como o judoca francês Teddy Riner, o ex-velocista jamaicano Usain Bolt e o norte-americano ex-jogador de basquete Magic Johnson.

 

Pelo Instagram, o heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton publicou nos stories a mensagem "Descanse em paz Maradona".

 

Já o cartunista Maurício de Souza recordou, em uma sequência de postagens no Twitter, o projeto que tinha feito de reproduzir a vida do craque em história em quadrinhos – e que teve teve participação do próprio ídolo – mas que acabou não avançando.

Napoli
O prefeito da cidade Nápoles, Luigi De Magistris, informou que irá impulsionar um projeto para nomear o estádio San Paolo, a casa do Napoli, para “Diego Armando Maradona”. A cidade viu o craque argentino jogar pelos Azurri entre 1984 e 1991. Maradona foi o responsável por dar os maiores títulos ao clube: os dois Campeonatos Italianos e a então Copa da Uefa (atual Liga Europa).