Positividade

Sobre Coragem

26/11/2020

A virtude da Coragem, do latim Coraticum, significa coração em ação. Pessoas de moral forte mesmo quando em situações de risco. Tem firmeza de espírito ao enfrentar crises. E alinhado a um caráter nobre, possuem honra e auto responsabilidade.

 

Essa virtude contém quatro Forças de Caráter relacionadas à ela: Bravura, Perseverança, Integridade e Vitalidade. Hoje falarei sobre as duas primeiras.

 

Bravura tem como definição, uma pessoa que não recua diante de ameaças ou dificuldades. São pessoas valentes, não apenas fisicamente, mas aqui também entendidas como bravura moral e psicológica. Esses indivíduos não costumam fugir ao enfrentar situações amedrontadoras, vão contra o ímpeto natural de fuga, por exemplo, em casos de perigo.

 

Lutam pelo que acreditam, e podem ser bem inspiradores, pois constantemente superam seus limites e reafirmam suas convicções. De postura decidida, destemida e resiliente, encaram o que se apresenta para alcançarem os seus objetivos. 

 

Podem ser teimosos, criar enfrentamentos só para firmarem suas convicções, podendo ser um tanto briguentos. Então é importante ter em mente um propósito pelo coletivo, fortalecendo o grupo com sua atitude.

 

Você acredita que possui essa força de caráter em você? E o que motiva essa sua bravura?

 

Acredita que utiliza dessa tua força pelo bem comum? Quais atitudes tuas te indicam bravura?

 

E para seguirmos encarando com coragem os desafios, temos também que ter Perseverança, essa força de caráter que nos ajuda a insistir naquele objetivo que decretamos para nós e seguimos até alcançá-lo.

 

São pessoas auto motivadas, que se mantêm firmes apesar dos pesares. Apresentam maior auto controle e auto confiança. Essas pessoas sabem que podem sim conquistar o que quiserem. Para eles, antes feito que perfeito.

 

Têm foco e objetividade, o que é essencial dentro de um processo criativo. E definitivamente não são procrastinadores.

 

Se guiam pela sua esperança de que irão alcançar suas expectativas, e precisam tomar cuidado para não se tornarem muito idealistas e se manterem flexíveis, para entender quando as circunstâncias não estiverem favoráveis, para não ficarem investindo energia em algo que foge de seu controle realizar.

 

Ter um objetivo final, destrinchado em pequenas metas ajuda a ir recalculando as rotas quando for necessário. Direcionamento certo diminui os esforços.

 

Para você perseverar em algo, soa como uma obrigação moral? O que geralmente te motiva a perseverar? Como você lida com seus fracassos?

 

Para explorar mais conteúdos como esse, e para conhecer serviços que utilizam dessas visões e ferramentas, acesse o instagram @prazer, SoulJu


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.