Notícias

Estado deve endurecer restrições para conter pandemia

28/11/2020
Estado deve endurecer restrições para conter pandemia | Jornal da Orla

O governador João Doria (PSDB) deve anunciar nesta segunda-feira (30) o aumento de restrições para combater o avanço do Covid-19, seguindo orientações dos 20 especialistas do Centro de Contingência. A dúvida é quanto ao nível do endurecimento destas medidas: se, por exemplo, haverá redução no horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais ou proibição de algumas atividades.

As restrições buscam conter o avanço da doença, conforme indicam os números de casos confirmados, internações e mortes. Na Baixada Santista, por exemplo, até quinta-feira (26) foram confirmados 69.392 casos e 2.410 mortes. 

As autoridades de saúde da região temem o aumento da taxa de ocupação de leitos hospitalares, atualmente em 51% — principalmente os de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em Santos, a taxa de ocupação de leitos em UTI – Covid 19 é de 56%.

Bloqueio sanitário

 

A Prefeitura de Santos fará barreiras sanitárias neste final de semana, para impedir o ingresso de vans e ônibus de turismo. A medida busca reduzir a quantidade de pessoas nas praias.

Também será intensificada pela Prefeitura a fiscalização de bares, baladas e restaurantes, especialmente onde houver maior incidência de aglomerações.

Nos próximos fins de semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai verificar se os shoppings centeres da cidade estão cumprindo as medidas sanitárias, como aferição de temperatura corporal na entrada, exigência do uso de de máscara facial e disponibilização de álcool em gel e limite de clientes por loja.