Notícias

5 óleos essenciais que auxiliam no combate à insônia

02/12/2020
5 óleos essenciais que auxiliam no combate à insônia | Jornal da Orla

As condições adversas do sono são cada vez mais comuns na vida dos brasileiros. Segundo dados da Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de pessoas no País sofrem de insônia e 45% se queixam de dormir mal. A vida agitada e o estresse do dia a dia fazem com que dormir seja cada vez pior e por pouco tempo.

De acordo com a química Giseli Fernandes, da Phytoterápica, alguns óleos essenciais têm bastante sucesso em tranquilizar e estimular o sono. Eles são 100% naturais, extraídos da parte aromática das plantas, como folhas, flores, galhos, troncos, raízes e casca de frutos.

 

Óleo essencial de Ylang Ylang

O óleo composto pela flor Ylang Ylang é bastante utilizado como alternativa para o tratamento da insônia, ansiedade, estresse e demais questões emocionais.

 

 

Óleo essencial de Lavanda

É um dos óleos essenciais mais conhecidos. Propicia bem-estar, combate a insônia e a ansiedade.

 

 

Óleo essencial de Manjerona 

De fragrância suave, é considerado um excelente relaxante e reconfortante, auxiliando em casos de insônia, ansiedade, tensão nervosa, estresse e dores de cabeça. Esse óleo promove também o relaxamento muscular, colaborando para uma noite tranquila. Uma forma de uso eficiente é colocar 5 gotas no aromatizador elétrico, com água, e deixar no quarto durante 1 hora antes de dormir. 

 

Óleo essencial de Bergamota

De aroma muito agradável, é relaxante e antidepressivo, indicado em casos de insônia, tensão nervosa e estresse. Pode ser usado no colar aromático (1 a 3 gotas) ou no aromatizador de ambiente elétrico (5 a 8 gotas com água).  

 

Óleo essencial de Laranja

Com notas cítricas e aconchegantes, esse é um dos óleos essenciais indicados para quem sofre de insônia. Melhora o humor e é um excelente relaxante noturno. Vale utilizá-lo no aromatizador para deixar o quarto com um cheiro especial ou então fazer um banho terapêutico antes de dormir, garantindo um sono mais tranquilo e revigorante.