Positividade

Sobre Virtudes Humanitárias

02/12/2020
Sobre Virtudes Humanitárias | Jornal da Orla

É importante eu ressaltar aqui que, cada uma dessas forças de caráter que trago ao longo dessa série de artigos, são identificadas como caminhos para atingirmos as Virtudes que agrupam as forças ligadas a elas. Por exemplo, as forças da Integridade e da Vitalidade que vimos semana passada, são caminhos para vivermos a virtude da Coragem.

Para vivermos a Virtude da Humanidade, são 03 as forças interpessoais que precisamos cultivar. Essa virtude trata de nossas interações sociais. São elas: o Amor, a Generosidade e a Inteligência Social.
Começo aqui pelo Amor. Estou relatando aqui a perspectiva do amor enquanto uma Força de caráter, relatada no estudo da Via Institute on Character. Não estamos falando sobre a emoção aqui. 

O amor enquanto emoção é subjetivo, cada um percebe como ele à sua própria maneira. Para mim, o Amor é o elo universal a que tudo e a todos conecta. Somos ligados uns aos outros em Amor, unidos por essa Teia que a tudo sustenta. O Amor alquimiza densidades e as transforma em sutilezas. 

De acordo com o estudo das forças de caráter, amor é uma forma de demonstrarmos e recebermos carinho e afeto pelas pessoas com quem a gente se relaciona. É um sentimento que envolve reciprocidade. Quando amamos alguém, nos preocupamos com seu bem-estar.

Somos mais tolerantes, disponíveis e flexíveis com quem amamos, nos comunicamos de maneira mais pacífica, pelo menos na maioria das vezes. A segurança que essa rede cria, também pode nos servir de lugar de expressar nossas frustrações e raiva e tristeza, em momentos de desequilíbrio emocional. Mas faz parte. Quem nunca né?

Mas essa sensação de estabilidade que criamos em relações próximas e amorosas, nos ajuda a ampliar nossa percepção de felicidade. Já falamos sobre a relevância de estabelecermos boas relações para nossa felicidade.

É um sentimento único e catalisador, e que une muitas outras emoções. Melhora nossa saúde física e emocional. 

Os laços dessa Teia podem se manifestar de maneiras diferentes, para pessoas diferentes. E até mesmo mudar de um estado para outro em relação a uma mesma pessoa, por exemplo, posso amar alguém como um amigo e depois amar essa pessoa com olhar romântico.

Quem atua nessa força tem facilidade em demonstrar afeto de maneira verdadeira. E mesmo em ambientes que geralmente não associamos com o Amor, como o lugar onde trabalhamos, quando passamos a desenvolver essa força, começamos a reconhecer relações significativas e essenciais para nosso bem viver.
Pessoas com essa qualidade muito acentuada, podem chegar a constranger algumas pessoas com as quais se relacionam, e que não tenham a mesma facilidade em demonstrar emoções. Isso pode causar ainda, a sensação de não ser tão amada quanto ama, já que há também linguagens diferentes de expressar e perceber o amor.

Você consegue identificar agora quais são as pessoas mais importantes para você na sua vida?

De que modo percebe que expressa e capta o amor? Você sabe receber amor? 

Costuma comemorar verdadeiramente com os outros ao receber notícias legais? Se compadece quando partilham coisas ruins?

E aproveitando o gancho da compaixão, sigo para a próxima Força de Caráter da virtude Humanitária, que é a Generosidade.

Ela é um misto de compaixão com delicadeza. Sabe a Madre Teresa? Um grande exemplo de pessoa com força de assinatura da Generosidade. São pessoas altruístas, bondosas, servidoras e acolhedoras. São humildes, e enxergam as qualidades e vulnerabilidades de cada um como aspectos naturais do ser humano. Não julgam.

 

É uma força que quebra com os padrões egoístas e individualistas que nossa sociedade tanto estimula, e nos convida a agir em prol de doar sempre o nosso melhor ao bem-estar dos outros. Cuidar dos outros faz a gente se sentir mais felizes e realizados.

Geralmente são pessoas que tem um maior sentido de significado perante à Vida, e servem de exemplos para outros.

Essas pessoas podem ser alvo de aproveitadores, se não unir essa força com a do critério. O que pode acabar deixando-o sobrecarregado, e o pior, de cargas alheias. Por isso, seja generoso também consigo mesmo. 
Mas afinal, em que situações e com quais pessoas você se percebe mais generoso?
Seguimos para a última força de caráter que nos encaminha a viver a virtude Humanitária, que é a força da Inteligência Social. Que se refere a habilidade de processamento de emoções pessoais ou alheias. 
Costumam ter mais facilidade de administrar emoções, e maior capacidade de avaliar os sentimentos em relação a algo ou alguém. Também tem uma percepção maior da leitura de emoções em gestos e expressões das outras pessoas.

Por isso é mais natural para elas estabelecer relações mais empáticas. E geralmente são bons em resolução de conflitos e negociações. 

Sabe aquelas pessoas que em qualquer ambiente e com qualquer audiência, conseguem conversar e passar seu recado? São pessoas com Inteligência Social aflorada.

Um dos maiores riscos de personalidades com essa característica, é o de assumir responsabilidades por problemas alheios, e com isso causar uma dependência de sua presença, para que intervenha constantemente.

Você consegue perceber situações nas quais tem essa força mais destacada?

Com quais pessoas e em quais momentos fica mais fácil de vive-la?

Para explorar mais conteúdos como esse, e para conhecer serviços que utilizam dessas visões e ferramentas, acesse o instagram @prazer, SoulJu


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.