Cinema

Curta Santos propõe olhar sobre a produção audiovisual na pandemia

14/12/2020
Curta Santos propõe olhar sobre a produção audiovisual na pandemia | Jornal da Orla

Completando a maioridade, o Curta Santos – Festival de Cinema de Santos tem início nesta segunda-feira (14), às 20h, e segue até o dia 20 propondo a discussão, valorização e difusão da importância do audiovisual através do diálogo entre a produção nacional e regional. Pela primeira vez em formato digital, a 18ª edição do evento levará 56 sessões de cinema à casa dos espectadores pelo YouTube.

 

Sob o tema ‘Ensaios sobre Amanhã' e com a arte do ilustrador santista Demontier no cartaz, o festival propõe um olhar sobre a atualidade e como a crise mundial de saúde pública impactou a cadeia produtiva criativa, especialmente o setor audiovisual.   

 

Para as mostras oficiais, haverá 56 obras de doze estados brasileiros e do Distrito Federal, sendo 36 curtas-metragens e 20 videoclipes. Serão 18 curtas para o recorte da produção nacional exibidos na 'Olhar Brasilis'; 18 curtas destinados a representar a produção da Baixada Santista – projetados na 'Olhar Caiçara'; 10 videoclipes na mostra 'Videoclipe Brasilis' e outros 10 na 'Videoclipe Caiçara'.

 

ESCOLHA POPULAR
A escolha popular dos melhores filmes/videoclipes de cada categoria das mostras oficiais será realizada por votação durante cada sessão, com o link da cédula virtual sendo disponibilizado em tempo real no chat do canal Curta Santos no Youtube.

 

Na impossibilidade da ocupação presencial de diversos espaços simultâneos para realizar as tradicionais reprises das sessões, o Festival disponibilizará cada uma delas durante 24h em seu canal oficial.

 

PROGRAMAÇÃO
A programação ainda traz cinco mostras especiais. Uma delas é a Mostra Internacional Cidades Criativas, com produções das sete cidades que, além de Santos (contemplada em 2015), possuem o título outorgado pela Unesco.

 

Também integram a grade a Mostra Universitária Ânima, que reunirá obras cinematográficas produzidas por alunos e ex-alunos do Ecossistema Ânima; a Mostra Mabs, com criações do Movimento Audiovisual da Baixada Santista; uma edição especial da Mostra das Minas, com filmes dirigidos e produzidos por mulheres, e a Mostra Regional Festa62, com os registros audiovisuais dos espetáculos teatrais da região apresentados durante o 62º Festival Santista de Teatro (Festa), realizado no início deste mês.

 

Em parceria com o Sesc-Santos e o Ecossistema Ânima, o 18º Curta Santos ainda traz oficinas e rodas de conversa. Todas as atividades são gratuitas e recebem inscrições on-line até o dia de cada realização. 

 

Confira a programação completa e mais informações pelo portal do evento.