Notícias

Exposição relembra documentos históricos de Santos

15/12/2020
Exposição relembra documentos históricos de Santos | Jornal da Orla

Em comemoração aos 25 anos da Fundação Arquivo e Memória de Santos, neste dia 15 de dezembro, a instituição promove a exposição “Documentos Históricos Santistas – 1808/1889”, que reúne papéis administrativos originais produzidos na vila e depois cidade de Santos, no período que vai de 1808, ano da chegada da família Real ao Brasil até a data da Proclamação da República (15 de novembro de 1889). A mostra reúne 35 documentos e dois livros originais divididos em sete grupos,  que se baseiam nas competências da administração municipal e de acordo  com o plano de classificação do Fundo Câmara, ao qual pertencem.

 

Entre os documentos integrantes da exposição, chamam a atenção, pelo seu conteúdo, as cartas expedidas pelo Barão de Mauá (Irineu Evangelista de  Souza) e do Barão do Embaré (Antonio Ferreira da Silva) dirigidas à  municipalidade; documentos relativos à abolição da escravidão no Brasil;  ofícios informando a chegada da Família Real ao Brasil, entre outros.

 

“É importante destacar que as administrações municipais no Brasil, durante o período colonial, obedeciam às mesmas regras e atribuições que as vilas e cidades lusitanas. Portanto, antes de existir a figura do  prefeito, as administrações destas localidades eram conduzidas pelas  Câmaras”, comentou o diretor técnico da Fams, Sergio Willians.

 

“O objetivo desta exposição é compartilhar com a sociedade santista parte de sua história documental, para que todos possam tomar conhecimento de  como as coisas andavam e funcionavam por aqui há 100, 200 anos. Da mesma forma, estaremos demonstrando o quão raro e importante são os materiais que compõem o acervo da Fundação Arquivo e Memória de Santos, que é público, ou seja, um patrimônio de todos os santistas”, completou.

 

A exposição está aberta à visitação e fica por tempo indeterminado. Poderá ser visitada nas dependências do Arquivo Histórico (Rua Amador Bueno, 61 – Centro Histórico), de segunda a sexta-feira, das 10 às 16h30.

 

A Fundação mantém monitores, que estarão disponíveis para explicar os detalhes de cada peça exposta. Todos os protocolos de  segurança relacionados à Covid-19 estarão sendo observados, como uso obrigatório de máscara, disponibilidade de álcool em gel 70% e monitoramento de temperatura corporal.

 

Mais informações podem ser obtidas no telefone do Arquivo Histórico (3213-1730).