Positividade

Sobre o solstício de verão.

22/12/2020
Sobre o solstício de verão. | Jornal da Orla

Começo pedindo um minuto de silêncio por todas as Vidas perdidas nesse ano de 2020.

Respirando fundo, trazendo presença, trazendo um olhar de gratidão e preenchendo o coração de amor e de luz. O dia de hoje é um dia auspicioso, o dia mais longo do ano aqui no hemisfério sul. Representa o ápice da luz, da expansão, do crescimento… 

O verão é a estação das águas, águas que são regidas por vovó Lua. Tudo está conectado nesse nosso Universo, e isso me faz lembrar que a época do verão também está relacionado de forma análoga a força da Lua Cheia, que também simboliza (em outra dimensão de existência), a união das potências do sol e da lua (momento em que a Lua reflete ao máximo a luz solar em si). 

Essa estação que chega em um dia astrologicamente potente, se relaciona no dia a dia ao sol do meio dia, nos ciclos femininos ao pico da fertilidade de nossos úteros. Arquétipo da mãe, mulher madura que oferece seu legado criativo aos filhos da Terra.

Momento de dar graças, reconhecer o que frutificou daquilo que plantamos até então. E deixo um convite para em determinado momento da semana, parar e agradecer, fazer um pequeno ritual pessoal, seja em forma de prece a Deus, seja em forma de conexão às forças que te remetam ao sagrado da Vida. Que seja singelo, mas cheio de alegrias.

Quando a gente para e coloca uma intenção à nossa Vida, a gente quebra um pouco da rotina ordinária e se conecta aos planos mais sutis da existência e se abre às possibilidades de realidades que não conseguimos compreender (pelo menos não ainda), mas estão nos cercando a todo momento.

Essa realidade material é apenas uma dimensão dos mistérios inconcebíveis de existência.
Em dias como o do solstício e outras festividades que marcam as fases da natureza, nos liga aos ciclos base da vida na Terra e nos sintoniza com as influências e forças que regem a vida no planeta. E isso é o que o estudo da roda de medicina no Xamanismo nos propõem. Basicamente, a Roda de Medicina é um instrumento físico, mas que também trabalha o campo mental, emocional e espiritual e facilita a sintonização com as forças da Terra que influenciam nossas vidas.

Todo o caminho é o de autoconhecimento. Quando a gente sai do automático e começa a entender o que faz sentido para nossas vidas, ao invés de replicar cegamente o que a gente aprende da sociedade, vamos a cada momento e a cada situação percebendo o que nosso Ser realmente vibra.

Então essa ferramenta nativa, da Roda de Medicina, levanta dentro do contexto de cada um, os elementos que compõem sua Vida interna e externamente. O local que você mora, as pessoas com quem convive, os ciclos que vive em sua Vida. Por exemplo, aqui na Baixada, as cigarras começam a cantar e os ares chegam com novos aromas e temperaturas, para que a gente perceba a chegada da nova estação.

E a questão é, como tudo isso impacta a sua Vida? Como essa força faz você se sentir? Não sabe? Então é mais do que a hora de encontrar espaço na sua agenda para momentos de silêncio e internalização.

Vou deixar uma meditação para se conectar a energia do verão.

Meditação do Solstício de Verão:

Se veja na natureza no sol do meio dia. O dia está quente e o sol está no centro do céu, em cima de sua cabeça. 

Se visualize parado em pé e um faixo de luz do sol desce diretamente do céu e entra pelo topo da sua cabeça. E preenche toda ela de luz. Respire quatro vezes essa força e expanda através da respiração o alcance interno dessa luz pela sua cabeça. 

Ela agora desce pela sua garganta, você sente ela removendo todos os bloqueios que estavam alojados nesse espaço e queimando com o fogo transformador todas essas estagnações. 

A força do Sol chega agora ao centro do seu peito e se conecta a luz do seu coração. Respire algumas vezes nesse ponto e sinta que ali ela se funde a chama eterna do puro amor que está sempre pulsante em cada partícula da criação e expande também essa força de vida em você. Coloque a intenção de que a cada respiração esse fogo seja alimentado e mantenha sua chama sempre acesa. 

Desça essa luz agora até seu centro do estômago. Una a luz solar a luz do seu sol interno. Seu centro do poder pessoal. Respire algumas vezes e nutra-se.

Desça ao seu baixo abdômen, no seu centro de energia do sacro. As mulheres podem preencher seus úteros ou seu ventre onde ficavam seus úteros com essa luz, e pedir para que o Lado negro da nossa lua pessoal seja iluminado. Para que a gente possa trazer clareza as nossas sombras e assim poder seguir adiante em uma nova fase de vida. Aos homens, se conectem ao seu baixo abdômen colocando a mesma intenção de deixar ir o que não precisam mais carregar de obscuridades dentro de si. E assim te ajudando a dar à luz projetos e criações que estejam querendo vir ao mundo através de você.

Desça a luz agora a seu centro de energia da Raiz. Que fica entre o ânus e o sexo. Sinta esse sol preenchendo toda essa área e te trazendo muita força de aterramento. Ela agora se une descendo pelas suas pernas ao grande corpo de Mãe Terra e te firma como um canal de parceria entre a força solar e a terrestre. 
Sinta essa troca acontecendo através e a partir de você. Aproveite e se inunde dessas duas forças. Sinta que faz parte dessa união.

Sinta cada respiração que for possível. E agora vá sentindo o seu corpo, suas pernas, suas mãos. Se visualize novamente em pé naquele lugar na natureza onde iniciou esse contato. Respire profundamente mais algumas vezes. E no seu tempo abra seus olhos.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.